jjgj

2326 palavras 10 páginas
Módulo IV - Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão
Prof. Paulo Oliveira
As aplicações dos Sistemas de Suporte Inteligentes ou de Inteligência Artificial (IA) estão em ação nas áreas de distribuição e recuperação de informações, datamining, desenho de produtos, manufatura, inspeção, treinamento, suporte ao usuário, planejamento cirúrgico, programação de recursos e administração de recursos complexos. Para todos os que programam, planejam, alocam recursos, desenham novos produtos, desenvolvem software, etc, as novas tecnologias de IA podem estar instaladas e propiciando vantagem competitiva.
O que é Inteligência Artificial?
É um campo da ciência e da tecnologia baseado em disciplinas como informática, biologia, psicologia, lingüística, matemática e engenharia. O objetivo da IA é desenvolver computadores que consigam pensar, bem como ver, ouvir, falar e sentir. A IA tem buscado desenvolver funções computacionais normalmente associadas à inteligência humana, tais como raciocinar, aprender e solucionar problemas.
Veja abaixo alguns atributos do comportamento inteligente. A IA está tentando reproduzir essas habilidades em sistemas computadorizados:
Pensar e raciocinar
Utilizar a razão para solucionar problemas
Aprender e compreender a partir da experiência
Adquirir e aplicar conhecimento
Demonstrar criatividade e imaginação
Lidar com situações complexas ou desconcertantes
Responder pronta e eficazmente a situações novas
Reconhecer a importância relativa de elementos em uma situação
Manipular informações ambíguas, incompletas ou errôneas

Curiosidade sobre IA
O Teste de Turing é um teste proposto por Alan Turing em 1950 numa publicação chamada "Computing Machinery and Intelligence" cujo objetivo era determinar se um programa de computador é ou não inteligente. Considera-se que o programa é inteligente se a pessoa que participa no teste não for capaz de dizer se foi o programa ou um ser humano que respondeu às suas perguntas.
O teste

Relacionados

  • Exercicios resolvidos de uml
    27690 palavras | 111 páginas
  • automaçao em temperatura ,umidade
    66491 palavras | 266 páginas