Jiu jitsu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JIU-JITSU

O Jiu-Jitsu é normalmente traduzido por "a arte suave". Uma tradução menos poética, mas possivelmente mais descritiva, seria "a arte da adaptação flexível". O Jiu-Jitsu requer habilidade para ceder ou esquivar de um ataque, oferecer resistência momentânea para quebrar o equilíbrio ou o ímpeto do atacante e, assim controlar, imobilizar ou incapacitar o oponente. O verdadeiro Jiu-Jitsuconsiste em obter o máximo efeito com o mínimo esforço. Assim, o bom Jiu-Jitsu tem suas bases não em tamanho e força, mas sim em equilíbrio, senso de oportunidade, sutileza e flexibilidade.
Desta forma, o Jiu-Jitsu é um sistema de luta e autodefesa para todas as pessoas, independentemente de sua condição física, sexo, idade ou tamanho. É também uma excelente forma de exercício, especialmentequando se considera a importância de cada um manter ou aumentar sua flexibilidade, resistência e força.
É também uma boa prática para as crianças, pois ele aumenta a autoconfiança e a coordenação, e lhes ensina respeito, disciplina e interação social. O Jiu-Jitsu faz uso de golpes de articulação, como torções de braço e tornozelo, e de estrangulamentos, para imobilizar o oponente. Incluem tambémquedas, golpes traumáticos e defesas pessoais, como saídas de gravata, esquivas, contragolpes.
Outra característica marcante diferencia o Jiu-Jitsu de outras artes: suas avançadas técnicas de luta de chão, com a qual é possível finalizar um adversário por meio de uma queda e usando-se torções com ambos deitados. As características da luta possibilitam que um lutador, mesmo sendo menor que ooponente, consiga vencer.
O Jiu-Jitsu Brasileiro é um estilo em constante evolução; uma vez que uma técnica é desenvolvida e usada em uma competição, outros praticantes começam a desenvolver defesas e contra ataques para ela, e defesas e contra ataques a essas últimas, o que permite que evolua livremente.

HISTÓRIA DO JIU-JITSU
A história do jiu jitsu remete à Índia.Acredita-se que essa técnica teria sido criada por monges budistas, que buscavam um método de defesa pessoal. Conforme o budismo teria se expandido, o jiu jitsu também o teria. Assim, sua prática e ensinamentos passaram pela China até atingir o Japão, local onde a técnica foi popularizada. No século XIX, alguns mestres se dispersaram do Japão e um deles veio se fixar em Belém do Pará, em 1915, ondeconheceu e criou vínculo com a família Gracie. Aí reside uma coincidência que modificaria o rumo dessa arte marcial. Gastão Gracie era pai de oito filhos, e incentivou o mais velho a aprender a arte com o mestre Esai Maeda Koma.
Carlos Gracie, já detentor da arte marcial do jiu jitsu, mudou-se de Belém para o Rio de Janeiro aos dezenove anos de idade, com o intuito de lutar e de ensinar essa luta.Obteve tamanho sucesso ao ponto de modificar alguns aspectos do jiu jitsu tradicional e fundar um novo estilo de lutar: o brazilian jiu jitsu, que privilegiava a luta no chão, seguida por golpes de finalização, ao contrário do jiu jitsu tradicional que mantinha seu foco nas quedas.
Atualmente, o jiu jitsu é um esporte reconhecido e regulamentado, em nosso país, pela Confederação Brasileira de JiuJitsu. Em nível regional, há as federações estaduais. As principais competições nacionais são o campeonato brasileiro, o campeonato brasileiro de equipes e o campeonato brasileiro de estreantes. Outro papel da confederação brasileira é o de selecionar atletas para competirem em nível internacional, como o campeonato pan-americano e o campeonato mundial.
Os níveis de desenvolvimento de um atleta sãorepresentados pela cor da faixa que amarra o seu quimono. Para atletas adultos, as cores são: branca, azul, roxa, marrom, preta, coral e vermelha, em ordem crescente de habilidade. Já no que se refere às crianças, como modo de incentivo, há a inclusão de outras três cores de faixa, localizadas entre a branca e a azul, são elas: amarela, laranja e verde.

SISTEMA DE GRADUAÇÃO CAPITULO PRIMEIRO ...
tracking img