Jiu-jitsu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do jiu-jitsu
Os primeiros indícios do jiu-jitsu surgiram na Índia, antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. Naquela época os monges indianos eram proibidos (de acordo com a sua religião)de utilizar armas, porém, durante as suas longas caminhadas, eram constantemente atacados por bandidos das tribos mongóis do norte da Ásia.
Já que não podiam defender-se com armas, os monges criaramum método de defesa corporal. Como eles conheciam muito bem os pontos vitais do corpo, desenvolveram um tipo de defesa baseada nesses pontos. Sua técnica baseava-se no sistema de articulação do corpoe nos princípios do equilíbrio.

Depois da Índia, o Japão foi o primeiro país a ter praticantes de jiu-jitsu. Isso se deu em função da expansão do budismo, fazendo com que muitos monges migrassempara o Japão. E foi lá, no Japão, que o jiu-jitsu passou a ser conhecido como “arte suave” e tornou-se popular, sendo praticado não mais apenas pelos monges, mas até mesmo por nobres.

Muitas pessoastambém se especializaram nessa arte marcial e tornaram-se mestres. No final do século XIX, alguns mestres do jiu-jitsu partiram do Japão para outros lugares e passaram a viver do ensino da artemarcial e das lutas que realizavam.

E foi assim que o jiu-jitsu chegou ao Brasil. Esai Moeda Koma, mais conhecido como Conde Koma, foi um desses mestres que deixou o Japão para trás e seguiu em busca dedivulgar a arte nos quatro cantos do mundo.

Depois de viajar e lutar em vários países da Europa e da América, Koma chegou ao Brasil em 1915, em Belém do Pará. No ano seguinte ele conheceu GastãoGracie que era pai de oito filhos, cinco homens e três mulheres. Logo os dois ficaram muito amigos e Conde Koma passou a ensinar o jiu-jitsu para o filho mais velho de Gastão – Carlos Gracie.
|Koma eGracie |
|Conde Koma e Gastão Gracie se conheceram após uma fracassada tentativa do império |
|japonês de colonizar o...
tracking img