jijojojojojj

650 palavras 3 páginas
25) A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes:
I - Instituiu-se o “Dia Nacional da Consciência Negra” em 20 de novembro, ao invés da tradicional celebração do 13 de maio. Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social.
II - Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias.

Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferentes reflexões:
Entre nós [brasileiros], (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunhã, pela índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o.
(Gilberto Freire. O mundo que o português criou.).

[Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das “raças” em condições de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da “população de cor” que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva. (Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.)

Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto aproximar
c) a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.

Florestan Fernandes deixa claro sua posição em alguns trechos como : ''a miscigenação não faz parte e um processo de integração de raçasem condição de igualdade social'' e ''são pouco numerosos os segmentos da população de cor '' ele concorda com a ''critica segregõ e aexclsão social ''dita no I .Gilberto Freire tambem mostra seu ponto de vista usando alguns trechos : ''Esse amor ,acima de preconceitos de raça e de convenções de clase,do branco pela cabocla'' ele diz que isso que essa união deixo o Brasil mais

Relacionados