Jigagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS MARABÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE
DISCIPLINA: TRATAMENTO DE MINÉRIOS II
DOCENTE: PROF. DR. REGINALDO SABÓIA DE PAIVA

RELATÓRIO DE ANÁLISE LABORATORIAL
JIGAGEM

Marabá – PA
Novembro/2012

RELATÓRIO DE ANÁLISE LABORATORIAL
JIGAGEM

Marabá – PA
Novembro/2012
INTRODUÇÃO
A jigagem é uma das mais antigas técnicas debeneficiamento de minérios, por gravidade. Nela a mistura minério e ganga, suspensa em água é conduzida a um equipamento onde é imposta uma pulsação à mistura por intermédio de um movimento alternativo, com uma frequência relativamente alta. Nestas circunstâncias a aceleração e desaceleração tornam-se os termos dominantes da equação do movimento da partícula e responsáveis pela separação.
O jigue sofreuvárias modificações com o tempo, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de processamento. Os jigues pulsados manualmente, operados descontinuamente e que contavam com a remoção manual das camadas estratificadas, foram substituídos por jigues alimentados continuamente e pulsados com o uso de êmbolos.
Os componentes básicos de um jigue são um tanque, conhecido como arca, que é dividido emduas seções principais. Uma delas contém o crivo, uma tela suporte responsável pela sustentação do leito onde ocorre a estratificação. A outra é uma seção onde as pulsações de fluido são geradas, através de um mecanismo de acionamento. O equipamento é completo por sistemas de descarga por produtos flutuado e afundado.
Considerações a respeito da jigagem:
- Não existe ciclo ideal de jigagem,cada caso é diferente;
- O ciclo deve ser tal modo que permita que todas as etapas da expansão e compactação do leito do jigue ocorram;
- Leito todo deve expandir;
- Fluido na posição mais alta favorece a sedimentação das partículas;
- Maior sucção, mais acentuada será a consolidação intersticial;
- Maior densidade do leito, maior será a velocidade do fluido.


Esquema simplificado de umjigue.

OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo realizar a concentração por gravidade do minério de cobre através da separação de partículas com densidades aproximadas utilizando a técnica de jigagem, realizando uma classificação, separação e peneiramento prévios de uma amostra de cobre.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1)Princípios de jigagem
A classificação e /ou concentração de minérios em leitosde jigue é regida pelas forças inerciais e gravitacionais a que estão submetidas as partículas sólidas presentes numa massa líquida quando está é impulsionada alternativamente em sentido ascendente e descendente, ou seja, o comportamento das partículas nos chamados leitos pulsáteis.
As correntes do leito pulsátil de um jigue são obtidas pelo movimento alternativo de um pistão ou diafragmaatuando sobre a massa líquida contida na arca do tanque do jigue.
Essas correntes têm duas fases, uma de baixo para cima, durante a qual o leito se expande, item A, e outra, de cima para baixo, item B, durante a qual o leito se contrai, compactando-se contra o crivo (chapa perfurada).

Em virtude desse movimento, depois de certo número de ciclos, constata-se a estratificação das diferentes espéciesminerais, ou das partículas de um mesmo mineral.

2)Configuração do leito na jigagem
A figura a seguir ilustra a forma adquirida pelo leito pulsátil de um jigue durante sua operação. Nela, pode-se observar a presença de três camadas perfeitamente diferenciadas:

• Uma camada inferior, formada diretamente sobre o crivo, constituída por partículas pesadas estratificadas em subcamadas departículas de similar tamanho em ordem decrescente de baixo para cima;
• Uma camada intermediária, constituída pelas partículas mistas, onde também se pode distinguir subcamadas diferenciadas por tamanho e densidade, ficando as maiores e mais pesadas por baixo das menores e mais leves;

Finalmente, uma camada superior, de partículas mais leves, onde elas se dispõem na ordem inversa dos tamanhos....
tracking img