Jidoka

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ GRUPO PRODUTÔNICA

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão Estratégica de Operações

Professor Sérgio E. Gouvêa da Costa

CURITIBA 2011

13/09/2011

Sumário Estratégia de operações ................................................................................. 3 Estratégia.................................................................................................... 3 A importância da função operações – a estratégia de operações............... 4 Abordagem baseada no mercado ................................................................... 8 Conteúdo de uma estratégia de operações ................................................ 8 Os objetivos da função operações.............................................................. 8 As áreas de decisão das estratégias de operações .................................. 12 Abordagem baseada em recursos ................................................................ 16 Competências e recursos.......................................................................... 16 A estratégia de operações baseada em recursos ..................................... 16 Visão dasoperações ................................................................................. 17 As operações como elemento condicionador da estratégia competitiva ... 18 Comentários sobre as abordagens baseadas no mercado e nos recursos .................................................................................................................. 20 Paradigmas para estratégias de operações................................................. 21 O processo de elaboração de uma estratégia de operações........................ 24 Auditorias da função operações ................................................................ 24 Estratégia de operações e desempenho ...................................................... 28 Objetivos de um sistema de medição de desempenho e sua relação com a estratégia.................................................................................................. 28 A necessidade de uma nova “física de desempenho” ............................... 29 Características de um sistema de medição e controle de desempenho ... 31 A abordagem de Cambridge para o desenvolvimento de um sistema de medição de desempenho.......................................................................... 32 Referências bibliográficas ............................................................................. 35

13/09/2011

Estratégia de operações
As operações de uma empresa têm sido apontadas por alguns autores como uma fonte de competitividade sustentável (HAYES & UPTON, 1998). A estratégia de operações define a forma com que a função operações vai dar suporte aoatingimento dos objetivos da corporação.

Estratégia Galbraith (1995) coloca que a estratégia é a fórmula para que a empresa possa vencer, haja vista que a estratégia especifica os objetivos e as metas, assim como os valores e as missões a serem perseguidas, ou seja, é o conjunto de diretrizes básicas da empresa. Chandler (1962) discute o fato de a estratégia – a que define como a determinação dosobjetivos e das metas de longo prazo da empresa e a adoção de cursos – além da alocação de recursos para o atingimento das metas, é dinâmica, devendo ser modificada para acompanhar o crescimento populacional, ação dos competidores, novos desenvolvimentos tecnológicos etc. Hofer e Schendel (1978) identificam três níveis principais de estratégia:  Estratégia corporativa – em que conjunto de negóciosdeveremos estar?  Estratégia de negócios – como deveremos competir nos negócios XYZ?  Estratégias funcionais – como pode essa função contribuir para a vantagem competitiva do negócio?

13/09/2011

Podem-se representar os níveis de estratégia conforme a Figura 1, a seguir:

ESTRATÉGIA CORPORATIVA

ESTRATÉGIA NEGÓCIOS A

ESTRATÉGIA NEGÓCIOS B

ESTRATÉGIA NEGÓCIOS C

ESTRATÉGIA DE...
tracking img