jhvjhv

2921 palavras 12 páginas
Economia e Desenvolvimento, nº12, novembro/2000

Artigo Acadêmico

GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO∗
Rogério Luis Reolon Anése∗ ∗
RESUMO: Nos últimos anos, a economia mundial passou a conviver com dois processos aparentemente contraditórios: a globalização e a regionalização. O presente artigo investiga esses dois fenômenos do ponto de vista do comércio internacional e seus desdobramentos recentes.

Palavras-chave: globalização; regionalização; economia mundial.
1 Introdução
Nos últimos anos, o comércio internacional e as relações entre as nações têm se configurado com base em dois fenômenos aparentemente recentes. Por um lado, a expansão do comércio de bens e serviços, a expansão dos capitais financeiros e produtivos e a crescente interdependência entre os países ganharam a denominação de globalização. Por outro, uma tendência à aproximação e intercâmbio entre países vizinhos, através de zonas de preferências comerciais e processos de integração econômica, denominou-se regionalização.
Os fenômenos são aparentemente recentes, mas, na verdade, tanto um como outro já existiam há décadas, embora só se tornassem latentes após a crise do petróleo, na década de 70, e se intensificaram após o fim da Guerra Fria, nos anos 80.
A regionalização data a sua primeira experiência por volta de
1834, com a chamada Zollverein (união aduaneira) e serviu de base para a unificação da Alemanha por Otto von Bismark (Ethier, 1988).
Entretanto, após a II Guerra Mundial é que o processo de



Este artigo é uma adaptação do Capítulo II da Dissertação de Mestrado do autor, defendida em 1998, no PIMES/UFPE.
∗∗
Mestre em Economia pelo PIMES/UFPE e Professor da URI-Campus de
Santiago/RS.

regionalização tomou novo impulso, com a assinatura do Tratado de
Roma, em 1957, quando foi criada a Comunidade Européia.
Após esse período, vários processos de integração regional tiveram início nos diversos continentes, destacando-se a intensificação do processo de

Relacionados

  • Send Gift
    974 palavras | 4 páginas