JHSUHIuaduaHSUH

4670 palavras 19 páginas
ENSAIO ACADÊMICO

Para escrever um ensaio é importante: (1) delimitar o tema a ser abordado; (2) delimitar tópicos a serem atendidos; (3) realizar a leitura atenta e fichamento dos textos nos quais o ensaio irá se basear; (4) redigir o ensaio, procurando articular as citações desses textos para compor um texto coeso.
Ao pensar o seu ensaio, lembre-se de que ele é um texto que circula pela esfera escolar e que, portanto, deve atender às particularidades dessa esfera quanto à linguagem empregada, ao nível de profundidade teórica, à argumentação e à articulação de ideias a serem expostas.
Como já dissemos antes, a boa articulação entre diferentes opiniões acerca da temática abordada é extremamente importante para a elaboração de um bom ensaio. Logo, capriche nas leituras. Lembre-se de que você está dialogando com outros textos e com outras vozes, então não deixe de citá-los.
Lembre-se também de que, ao escrever este ensaio, você está dialogando conosco e nos permitindo perceber como você construiu conhecimentos a respeito da temática solicitada, de maneira que possamos intervir positivamente nesse processo de construção.

1 ENSAIO ACADÊMICO
O ensaio é um gênero do discurso em que se fundamenta um ponto de vista sobre um tema de interesse científico. O ensaio pode ser curto ou documentado.

Ensaio Documentado
O Ensaio Documentado é escrito a partir da coletânea de dados bibliográficos que se constituirão em argumentos para a defesa de tese(s) a respeito de um tema. Conforme Moreno & Guedes (1997, p. 35),

Chamamos de ensaio documentado um trabalho escrito que se baseia em conhecimentos adquiridos através de pesquisa bibliográfica. Diferentemente do ensaio curto, que se organiza a partir de sua capacidade de pôr em ação os conhecimentos que você já tem, o ensaio documentado movimenta, também, sua capacidade de coletar e utilizar dados. Sua elaboração é mais vagarosa do que a do ensaio curto; sua extensão dependerá exclusivamente da complexidade do

Relacionados