JHR Poder Naval Projetos Estrat gicos

4243 palavras 17 páginas
ESCOLA DE GUERRA NAVAL
&
FUNDAÇÃO DE ESTUDOS DO MAR

CURSO DE ESTRATÉGIA MARÍTIMA 2014
Assunto: Estratégia, Planejamento Estratégico e Cenarização
CMG (RM1) Joaquim Henrique Rocha

Rio de Janeiro
2014

Análise dos Projetos Estratégicos da MB
No presente estudo, abordaremos os Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil (MB) que consistem em ações para transformar a Força, de forma a capacitá-la para o pleno cumprimento de sua missão.
Iniciaremos apresentando como a MB procurou adequar-se para cumprir as diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Defesa (END) que representou uma profunda alteração da postura do Brasil nesse campo ao formular um planejamento de longo prazo para a Defesa.
Em 2008, após um ano de trabalho, um grupo interministerial apresentou a Estratégia Nacional de Defesa (END), elaborada em conjunto pelas Forças Armadas. Tal fato marcou o início de uma articulação para que as atividades das três Forças se adaptassem sob uma única estratégia de defesa, com o intuito de atender aos interesses do País.
Focada em ações estratégicas de médio e longo prazos, a END tem por objetivo modernizar a estrutura nacional de defesa, atuando em três eixos estruturantes:
• Reorganização das Forças Armadas;
• Reorganização da Indústria Nacional de Material de Defesa; e
• Composição dos efetivos das Forças Armadas.
Para que essa transformação pudesse ter início, duas determinações constam na END:
• a elaboração dos Programas de Articulação e Equipamento pelas Forças Singulares, que deveriam contemplar o horizonte temporal de 2009 a 2030; e
• a elaboração, pelo MD, de uma proposta de Projeto de Lei que consolidaria os Planos de Reaparelhamento das três Forças em um único documento, o Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED). Em decorrência da END, o Comando da Marinha recebeu duas atribuições principais:
• elaborar o Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil (PAEMB), de modo apropor uma distribuição espacial das instalações militares

Relacionados