jhhjh

386 palavras 2 páginas
Dentre as filosofias presentes na história, a grega se caracteriza principalmente por explicar a origem do homem e todas as coisas (vide Tales de Mileto, Anaxímenes e Pitágoras) em sua primeira etapa e posteriormente, na filosofia grega clássica responde (ou pelo menos tenta kkk) perguntas como “o que é bom?” e “O que é belo?” ou “O que é justo?” e por ai vai. Importante lembrar que a filosofia, em seu berço, era nada mais do que o apinhado de informações da época, sendo essas informações filosóficas ou de outras ciências, em suma, pode ser considerada a mãe de todas as ciências, INCLUSIVE DA MATEMÁTICA. A primeira parte, chamada de filosofia pré-socrática, é representada por pensadores que tentavam explicar o mundo através de elementos naturais:

Tales de Mileto: acreditava que o universo era feito de água e que ela era a base para todo o universo.
Anamaximandro: Acreditava piamente que a base do universo não era feito de água e sim, veja só, do infinito.
Anamaximenes: Nem água, nem infinito, ele acreditava que a resposta para tudo, e a matéria prima para todas as coisas era o ar (Aang gostou disso)
Pitágoras ( vulgo “Tio Pita”): acreditava que todas as coisas do universo eram explicadas através dos números, e por isso, dedicou boa parte de sua vida a eles se tornando um exímio matemático.

Filosofia renascentista: Depois de uma idade média religiosa, surge um movimento que coloca o homem de volta ao centro das preocupações. Nasce uma filosofia mais humanista, Cujo os principais representantes eram Dante e Maquiavel. O homem era visto, nesta acima de todas as outras, como o centro do universo. Foi a primeira a se utilizar dos livros para propagar idéias e esteve intimamente ligada as artes e as ciências.

Afetada diretamente pelo iluminismo, a filosofia moderna passa a cultuar a racionalidade e o método cientifico como fontes do saber, lança jargões como “penso, logo existo” e é representada por Descartes, Thomas Hobbes, John Locke,

Relacionados