jhdfgsjfdgs

1195 palavras 5 páginas
Angiospermas

Morfologia externa

O corpo da maioria das plantas angiospermas é dividido em duas partes principais, uma localizada sob o solo, constituída pelas raízes, e outra área constituída pelo caule, folhas, flores e frutos.
A raiz
Em geral, a raiz é um órgão subterrâneo sem clorofila e especializado na fixação da planta e na absorção de água e minerais.
Na ponta da raiz há coifa, que protege o meristema primário situado mais internamente. Acima dela esta a região lisa, na qual as células se alongam e provocam o crescimento da raiz, por isso é chamada de região de crescimento ou de alongamento. A região pilífera absorve a agua e sais minerais do solo. Na região suberosa formada por células cobertas de suberina localizam-se as ramificações da raiz.
Caule
O caule sustenta as folhas, colocando-as em condições de melhor iluminação e permitindo a realização da fotossíntese. Por ele passam os vasos que levam a seiva inorgânica das raízes para as folhas e a seiva orgânica das folhas para o resto da planta.
O caule também apresenta crescimento apical produzido pelo ponto vegetativo ou gema terminal. Nesse meristema primário aparecem os primórdios foliares, diversas protuberâncias laterais que originam as folhas. Nas axilas das folhas estão as gemas laterais e axilares, primórdios dos ramos laterais do caule. A região da gema caracteriza o nó do caule, a região entre dois nós e o entrenó. Tipos de caule: aéreos, subterrâneos e aquáticos.
Folha
A folha é um órgão laminar, clorofilado, especializado na realização da fotossíntese. A superfície laminar contribui muito para a fotossíntese, pois, além de facilitar a absorção de gás carbônico, permite que grande número de cloroplastos fique exposto a luz.
A folha apresenta apenas estrutura primaria, derivada do primórdio foliar. Uma folha completa apresenta limbo, pecíolo e bainha, mas ordem aparecer estipulas, pequenas formações dos lados da bainha que protegem o meristema nas folhas jovens. O limbo é a

Relacionados