jhaslbn

718 palavras 3 páginas
E.E.B. “CRUZ E SOUSA”

CÔNICAS
E
CONE
TAÍS BEZERRA SOARES
ANDRÉ JOSÉ FELER

TIJUCAS
2014
INTRODUÇÃO
O cone é um sólido geométrico classificado em cone reto e cone oblíquo. É possível calcular a área total, área lateral e a área da base de um cone.
Em geometria, cônicas são as curvas geradas ou encontradas, na intersecção de um plano que atravessa um cone.

Na geometria nos deparamos com várias situações geométricas, alguns sólidos possuem origem e fundamentos na sua formação, um deles é o cone, figura presente no cotidiano.
Dado um círculo de centro O e raio R no plano B, e um ponto P fora do plano. O cone será formado por segmentos de reta unindo o ponto P aos pontos do círculo. Outra forma de construir o cone é através da revolução do triângulo retângulo sobre um eixo vertical.
Um cone reto cone é dito assim quando a sua base é um círculo e a reta que liga o vértice superior ao centro da circunferência da sua base é perpendicular em relação ao plano da base. Em um cone circular reto, cuja base é um círculo, a face lateral é formada por geratrizes que são linhas retas que ligam o vértice superior a pontos constituintes da circunferência do círculo. O conjunto desses pontos, ou seja, a totalidade da circunferência, tem o nome de diretriz, porque é a direção que as geratrizes tomam para criar a superfície cônica. Pode-se dizer também que o cone é gerado por um triângulo retângulo que roda sobre um eixo formado por um dos catetos, no caso de ser um cone reto.
Um cone oblíquo denomina-se quando não é um cone reto, ou seja, quando o eixo não é perpendicular ao plano da base.
E por fim um cone equilátero é um cone circular reto é um cone quando a seção meridiana é uma região triangular equilátera e neste caso a medida da geratriz é igual à medida do diâmetro da base.
Em um cone, podem ser identificados vários elementos:
1. Vértice de um cone é o ponto P, onde

Relacionados