Jgpresentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Na busca do aperfeiçoamento, diversas empresas estão mudando, para tornar o seu mercado mais produtivo e competitivo. Essa mudança de comportamento se verifica principalmente quando falamos de qualidade. A percepção do comportamento e da evolução de cada segmento de mercado constitui há muito tempo uma imposição a ser observada por qualquer empresa, até mesmo como norma desobrevivência. As relações com o público, com as concorrências, aliadas á observação das tendências de aspirações das sociedades constituem o fator principal de ajustes de cada empresa no seu segmento de mercado. Devido a esta concorrência, os programas de qualidade têm sido muito solicitados em diversas organizações, é como se fosse um pré-requisito.
Definir processos e padronizar procedimentospara introduzir sistemas de garantia da qualidade, são atividades fundamentais para a obtenção de um alto nível de aceitação dos produtos e serviços, além de proporcionar um importante crescimento na produtividade e maior facilidade de gerenciamento de rotinas (DEMING, 1990).
Constata-se, porém, que os programas destinados à qualidade florescem, em maior número, nas organizações industriais,cujo produto é de fácil mensuração, podendo ser enquadrado com rigor, em padrões técnicos preestabelecidos, propiciando agilidade no desenvolvimento e controle do referido programa.
Em se tratando da qualidade nas empresas de serviço, dada a dificuldade em precisar o produto/serviço, os programas de implantação da qualidade não foram executados do mesmo modo, haja visto que os estudos e abibliografia disponível nesta área, que ainda se mostram reduzidos quando comparados com o volume de trabalhos e publicações que abordam a questão qualidade no setor industrial (PALADINI, 1990; MONTEIRO, 1991).
O tema desenvolvido no trabalho diz respeito à construção de um ambiente ideal para implantação do conceito de qualidade, assim como propiciar a implementação dos chamados sistemas degarantia de qualidade.
E como implantar esses sistemas? Como mantê-los?
Tais indagações identificam, no trabalho, a problemática social de estudo que é a “Implantação de sistemas de qualidade nas empresas”, bem como as causas, fatores, fenômenos ou hipóteses que evidenciam tal estudo.
Em muitas empresas certificadas e premiadas, consideram ter adotado o Programa 5S na implantação de seusistema da qualidade ou como ação revitalizadora, de manutenção e/ou de sedimentação desse sistema.
Desta forma, o objetivo geral neste trabalho foi à compreensão da teoria envolvida com o conceito de qualidade e com o programa 5S e, os objetivos específicos foram avaliar o modelo de aplicação do Programa 5S, para a implantação e manutenção dos sistemas de garantia da qualidade, em umaempresa de pequeno porte do setor de serviços.
A metodologia adotada teve seu embasamento na abordagem qualitativa, com o auxílio da pesquisa exploratória definida por FACCHIN (1999), caracterizando-se, portanto, como um estudo descritivo, por meio de métodos e técnicas específicas baseadas na observação dos fatos colhidos do contexto natural sem qualquer interferência.
O trabalho estáestruturado em capítulos:
• no Capítulo 1 encontra-se o suporte teórico sobre os fundamentos e principais conceitos sobre qualidade;
• o Capítulo 2 apresenta o suporte teórico sobre os fundamentos do Programa 5S;
• o Capítulo 3 detalha o estudo de caso desenvolvido a partir do Estágio Supervisionado, evidenciando a aplicação do 5S para garantir a implementação e manutenção dos sistemas dequalidade da empresa e, finalmente;
• o Capítulo 4 trata das considerações finais fazendo uma análise crítica do tema abordado.

1. A QUALIDADE TOTAL – HISTÓRICO E CONCEITOS

" A Qualidade Total e a busca pela Excelência são as principais determinantes para o sucesso das empresas em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Seguir conceitos e definir estratégias dentro...
tracking img