Jglkhlj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A história da turbina a gás inicia-se com a patente “Obtendo e aplicando força motriz e facilitando operações metalúrgicas” do inglês John Barber (1734-1801) (BARBER, 1791), sendo ele o primeiro homem a descrever em detalhes o princípio da turbina a gás.
Segundo o que descrevia a patente, a turbina obteria gás a partir da queima de qualquer substância comburente, aquecidosnum reator, de onde o gás obtido era transportado para um recipiente e resfriado. Ar e gás eram comprimidos em diferentes cilindros e levados para dentro de uma câmara de combustão onde eram queimados. A mistura de gases quentes era, então, arremetida contra as pás da turbina. Água era adicionada dentro da mistura explosiva para resfriar a câmara e produzir vapor para aumentar o volume dentro dacâmara. O conceito de Barber foi brilhante, mas dada a tecnologia da época não foi possível para o aparelho criar suficiente potência para comprimir o ar e o gás e produzir trabalho útil.
O norueguês Aegidus Elling (1861 – 1949) (AEGIDUS, 1903) construiu a primeira turbina que gerava potência. Em 1912, desenvolveu um sistema com a unidade da turbina separada e um compressor em série (combinaçãoutilizada nas turbinas a gás industriais atualmente). Era necessário, ainda, encontrar material que suportaria as altas temperaturas desenvolvidas na turbina, para desta forma, encontrar altas saídas de potência.
Um grande impacto das turbinas a gás foi no campo da propulsão de aeronaves. O maior marco neste desenvolvimento foi o primeiro motor experimental de Whittle (1907 – 1996) em 1937(WHITTLE, 1937). Em 1941 o motor estava pronto para teste em aeronaves e o primeiro vôo foi feito no mesmo ano.
A subsidiária da GE company, que tinha sido criado em 1918 com o propósito de construir turbinas a gás, levou para os EUA uma equipe inglesa da Companhia de Whittle e começaram a construir um protótipo, o XP-59A. Porém, foi atribuída a Hans Von Ohain (1911 – 1998) a construção do primeiro modelode aeronave operacional o Heinkel He 178.
O modelo voou pela primeira vez em 1939, dois anos antes de Whittle. A diferença entre os modelos de Ohain e Whittle estava somente em arranjos internos
da turbina, fato notável já que os dois trabalharam separadamente.
Os dois anos que separavam o projeto de Ohain do de Whittle foram fundamentais para que uma aeronave a jato entrasse em cena: oMesserschmitt Me 262.
As décadas de 40 até 70 do século XX podem ser dividas em 4 períodos: O primeiro período, de 1938 até 1945, foram os anos dos projetos pioneiros e primeiros testes comerciais das primeiras turbinas no Reino Unido, na Alemanha e na França. Também foi o período da utilização dos primeiros aviões a jato na força aérea. O segundo período, de 1946 a 1955, foram anos de rápido avanço nodesempenho dos motores e o início do período da exploração comercial de turbinas. No terceiro período, de 1956 a 1965, houve a disseminação da tecnologia da turbina para várias aplicações: Início da era da aviação comercial de longa distância com aviões a jato, primeiras unidades geradoras de potência, dentre outras. O quarto período, de 1965 a 1975, consolidou a turbina a gás como principal meio depropulsão utilizado na aviação comercial e tirou a turbina a gás do papel de coadjuvante na geração de energia elétrica em massa para o papel de principal conversor (SMIL, 2010).
A unidade de Neuchâtel da Brown Boveri na Suíça, com seus 4 MW, teve o crédito de ter sida a primeira Turbina a gás Industrial que operasse de forma prática (HUNT, 2011). A turbina de Neuchâtel entrou em operação em 1939e só foi desligada em 2002 por problemas no gerador.
Após a entrada em operação da turbina de Neuchâtel, muitas outras tecnologias e pesquisas foram realizadas no sentido de operar mais turbinas industriais. Tal situação foi descrita em diversos artigos ao longo dos anos.
Atualmente o mercado mundial de turbinas a gás de grande porte é dominado por quatro grandes empresas: a americana General...
tracking img