Jglkhlj

1017 palavras 5 páginas
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A história da turbina a gás inicia-se com a patente “Obtendo e aplicando força motriz e facilitando operações metalúrgicas” do inglês John Barber (1734-1801) (BARBER, 1791), sendo ele o primeiro homem a descrever em detalhes o princípio da turbina a gás.
Segundo o que descrevia a patente, a turbina obteria gás a partir da queima de qualquer substância comburente, aquecidos num reator, de onde o gás obtido era transportado para um recipiente e resfriado. Ar e gás eram comprimidos em diferentes cilindros e levados para dentro de uma câmara de combustão onde eram queimados. A mistura de gases quentes era, então, arremetida contra as pás da turbina. Água era adicionada dentro da mistura explosiva para resfriar a câmara e produzir vapor para aumentar o volume dentro da câmara. O conceito de Barber foi brilhante, mas dada a tecnologia da época não foi possível para o aparelho criar suficiente potência para comprimir o ar e o gás e produzir trabalho útil.
O norueguês Aegidus Elling (1861 – 1949) (AEGIDUS, 1903) construiu a primeira turbina que gerava potência. Em 1912, desenvolveu um sistema com a unidade da turbina separada e um compressor em série (combinação utilizada nas turbinas a gás industriais atualmente). Era necessário, ainda, encontrar material que suportaria as altas temperaturas desenvolvidas na turbina, para desta forma, encontrar altas saídas de potência.
Um grande impacto das turbinas a gás foi no campo da propulsão de aeronaves. O maior marco neste desenvolvimento foi o primeiro motor experimental de Whittle (1907 – 1996) em 1937 (WHITTLE, 1937). Em 1941 o motor estava pronto para teste em aeronaves e o primeiro vôo foi feito no mesmo ano.
A subsidiária da GE company, que tinha sido criado em 1918 com o propósito de construir turbinas a gás, levou para os EUA uma equipe inglesa da Companhia de Whittle e começaram a construir um protótipo, o XP-59A. Porém, foi atribuída a Hans Von Ohain (1911 – 1998) a construção do primeiro modelo

Relacionados