jgkgkj

990 palavras 4 páginas
Historia do feijão e outros... (Rodrigo)
1. Historia do Feijão, Origem?
A História do Feijão

12/07/2005 Escrito por:
Izildinha Botelho

Feijão é uma variedade de sementes do feijoeiro que é da família do fabaceae, que é chamado de leguminosas. O feijão comum e o mais consumido no mundo são do gênero “Phaseolus Vulgaris” Existem diversidades genéticas tanto para as espécies silvestres como as cultivadas. Do gênero Phaseolus, existe aproximadamente 55 espécies, das quais só cinco são cultivadas: seria (Phaseolus Vulgaris) o feijão comum – (Phaseolus Lunatus) o feijão de Lima – (Phaseolus Coccineus) o feijão Ayocote – (Phaseolus Acutifolius) o feijão Tepari – e o (Phaseolus Polyanthus). O feijoeiro tem uma boa adaptação em diversos climas o que permite seu cultivo durante todo ano. O consumo do feijão inibe o surgimento de doenças e controla as dosagens do sangue.

Existem varias hipóteses para explicar a origem do feijão.

Há arqueológicos que dizem que cerca de 10.000 a.C., que o feijão tenha sido utilizado na América do Sul, no Peru e transportado para a América do Norte. Há hipóteses que a domesticação do feijoeiro dos tipos selvagens iguais a do tipo crioulas simpáticas foram encontradas no México.

Também há referências de que existiam cultivos do feijão na Grécia antiga e no Império Romano, onde o feijão era usado para votar, o feijão branco representava um sim e o feijão preto representava um não. Eram usados também como símbolo de vida, utilizado ate mesmo como pagamento de apostas.

Existem relatos antigos do feijão que ocorreram na Bíblia, no Egito, nas ruínas de Tróia, no Império Romano, nas cortes inglesas e francesas, onde o feijão fazia parte da dieta dos guerreiros para as guerras, ajudando assim o seu uso e cultivo.

O feijão foi levado para a Europa em 1540, seu cultivo livrou a Europa da fome, aumentando assim a expectativa de vida.

Já no Brasil os índios, por volta do século XVI, chamavam o feijão de “comanda”,

Relacionados