Jgjhjkuku

1131 palavras 5 páginas
FACULDADE SEAMA
PROFESSOR MOACIR BENTES NETO
Acadêmica: Franciene dos Santos França
Turma: 1fim

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

MICROSCOPIA ÓPTICA OU DE LUZ

Macapá
25/04/2012

OBJETIVO:
• Normas corretas de manuseio e focalização de imagens ao microscópio óptico;
INTRODUÇÃO
A microscopia óptica possibilita o aumento de imagens através da luz que, após incidir sobre determinada amostra, passa por um conjunto de lentes. Além de ampliar a imagem de um objeto, o microscópio serve para aumentar o poder de resolução do olho humano.
REVISÃO DA LITERATURA:
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois neerlandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que os primeiros a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 -1723). Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente,pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos“micróbios”, como eram antigamente chamados os seres microscópicos.
Poder de resolução:é a capacidade de distinguir dois pontos muito próximos um do outro. Os microscópios ópticos tem um limite de resolução da ordem de 0,2µm, ou seja, as lentes destes microscópios conseguem mostrar distintos dois pontos separados por distancias de pelo menos 0,2µm. É importante lembrar que para observar ao microscópio óptico, é necessário que o material seja suficientemente fino para deixar que os raios luminosos o atravessem, além de ter índices de refração (coloração diferente do meio que a circundam).
Um microscópio óptico típico é

Relacionados