Jgjhjkuku

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SEAMA
PROFESSOR MOACIR BENTES NETO
Acadêmica: Franciene dos Santos França
Turma: 1fim








RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR



MICROSCOPIA ÓPTICA OU DE LUZ




Macapá
25/04/2012












OBJETIVO:
• Normas corretas de manuseio e focalização de imagens ao microscópio óptico;
INTRODUÇÃO
A microscopia óptica possibilitao aumento de imagens através da luz que, após incidir sobre determinada amostra, passa por um conjunto de lentes. Além de ampliar a imagem de um objeto, o microscópio serve para aumentar o poder de resolução do olho humano.
REVISÃO DA LITERATURA:
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois neerlandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que os primeiros a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 -1723). Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente,pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de materialbiológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos“micróbios”, como eram antigamente chamados os seres microscópicos.
Poder de resolução:é a capacidade de distinguir dois pontos muito próximos um do outro. Os microscópios ópticos tem um limite de resolução da ordem de 0,2µm, ouseja, as lentes destes microscópios conseguem mostrar distintos dois pontos separados por distancias de pelo menos 0,2µm. É importante lembrar que para observar ao microscópio óptico, é necessário que o material seja suficientemente fino para deixar que os raios luminosos o atravessem, além de ter índices de refração (coloração diferente do meio que a circundam).
Um microscópio óptico típico éconstituído por partes mecânicas e ópticas que são:
1. Base: é o suporte do microscópio, peça que sustenta todas as outras.
2. Braço ou estativa: é a peça que liga a base até a parte superior do microscópio.
3. Mesa ou platina: é uma placa de metal com um orifício no centro, por onde passam os raios luminosos, segura o objeto que vai ser observado numa lâmina de vidro.
4. Charriot: é formado poruma presilha e dois botões giratórios que tem a função de movimentar a lâmina no plano horizontal permitindo a observação de toda a sua área.
5. Canhão: parte mais superior do microscópio, contem um conjunto de espelhos que protejam a imagem em direção às oculares nele encaixadas.
6. Revolver: peça encontrada abaixo do canhão na qual se inserem varias lentes objetivas. É dotada de um movimentode rotação que permite posicionar a objetiva desejada para a observação do material a ser analisado.
7. Fonte de luz: lâmpada na base do microscópio, com interruptor e o regulador da intensidade luminosa.
8. Condensador: de forma circular e situado entre a platina e a base, o condensador converge os raios luminosos vindos da lâmpada e projeta-os como um cone de luz sobre o material que esta sendoexaminado.
9. Filtro: de forma circular, colorida (azul, verde, etc.) presa ao condensador, tornando a luz adequada ao uso.
10. Diafragma ou íris: fica acima do filtro, se liga a uma alavanca que permite sua abertura ou fechamento, levando ao controle da passagem total ou parcial da luz.
11. Objetivas: são lentes que projetam uma imagem aumentada e invertida do objeto nas oculares e inserem-seao revolver, através de rosca, toda objetiva traz gravado o numero do aumento que proporciona. A objetiva de 100X é também chamada objetiva de imersão e será somente utilizada com óleo especial, o qual permite maior refração da luz para dentro da objetiva, corrigindo a pouco luminosidade nas observações feitas em grandes aumentos.
12. Ocular: aumenta a imagem do objetivo, após o aumento já...
tracking img