jghffg

721 palavras 3 páginas
racterizam pela trnasformação de matérias-primas, de modo manual ou com o auxílio de máquinas e ferramentas, no sentido de fabricar mercadorias”. As indústrias são comumente divididas em indústrias extrativas, de transformação e de construção civil. As de transformação são divididas em três categorias, segundo os bens produzidos: indústrias de bens de capital – que equipam as indústrias em geral, agricultura, serviços e infraestrutura – como máquinas e equipamentos; indústrias de bens intermediários – fabricam produtos semiacabados para serem usados pelas outras indústrias – como é o caso das siderúrgicas, petroquímicas, dentre outras; indústrias de bens de consumo – indústrias leves, produzindo os produtos para mercado consumidor final, dispersas espacialmente – não-duráveis (alimentos, bebidas, etc), semiduráveis (vestuário, calçados, etc) ou duráveis (eletrodomésticos, automóveis, etc).
2. O que são fatores locacionais? Eles têm o mesmo peso para todo tipo de indústria? Justifique.
Fatores locacionais são as variáveis naturais, políticas, sociais e econômicas que viabilizam a instalação de indústrias em um determinado lugar do território de um país.
Para cada tipo de indústria teremos um fator locacional que terá maior ou menos importância para sua produção, sempre buscando-se dessa forma agilidade em todo processo de fabricação e venda dos produtos e a maximização dos lucros obtidos.
3. Atualmente, como se dá o processo de desconcentração industrial no espaço geográfico nacional e mundial?
Com a elevação dos custos de produção nas regiões de industrialização antiga, os investidores tem buscado instalar novas fábricas em lugares onde os custos de produção são menores e o lucros, portanto, maiores, seja no interior de um mesmo país ou em outro país. A desconcentração explica-se pela busca de regiões que ofereçam uma infraestrutura melhor, salários relativamente mais baixos, terrenos mais baratos e impostos menores, dentre outros fatores. Deve se

Relacionados