jgchgv

348 palavras 2 páginas
7.2 Efeitos sobre o balanço de pagamentos

A inflação em índices muito altos torna o produto nacional mais caro do que o internacional, isso estimula as importações e desestimula as exportações. Numa economia na qual as importações são maiores que as exportações a demanda agregada diminui e consequentemente todos os seus fatores sejam eles investimentos, gastos do governo, consumo e exportação menos importação ? balança comercial (SOBREIRA, 2010).

7.3 Efeitos sobre o mercado de capitais

Durante um período inflacionário a moeda tende a desvalorizar muito rápido, com isso a aplicação em poupança, títulos e outros investimentos financeiros se torna pouco atraente, apesar de existir pessoas que, a curto prazo, ganham dinheiro com inflação, porém, a longo prazo todos perdem.
Os indivíduos que dependem de salários fixos perdem parte do seu poder de compra e que neste se encontra também os que recebem aluguéis contratados para um determinado período, porém apesar de o valor real dos aluguéis reduzirem-se o imóvel tende a valorizar. Com isso investir em bens de raiz é uma boa opção de investimento durante crises inflacionárias (ASSAF NETO, 2000).

7.4 Efeitos sobre alocação de recursos

Para Thompson (2005) durante um processo inflacionário o perfil de investimentos dos agentes econômicos costuma ser modificado podendo acarretar algumas implicações no meio social. Em um período inflacionário é possível ganhar dinheiro em investimentos a curto prazo, portanto os agente econômicos temerosos com o futuro tentam agir da melhor forma. A lógica é a seguinte: Como a inflação causa sérios impactos na economia, chegando ao ponto de não se saber o que pode acontecer dum dia para outro, fazer um investimento que dará retorno a curto tempo se torna menos perigoso.

8 Inflação no período Militar

O período em que o Brasil foi governado pelos militares foi de intensa instabilidade inflacionaria, o mesmo passou por diversos governos ineficazes no que diz respeito ao

Relacionados