Jesus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Tessalonicenses (1 Ts)

Autor: Paulo 
Data : 50 ou 51 d.C. 
Local de origem: Corinto 
Tema principal: segunda vinda de Cristo. 
Textos-chave (no final de cada capítulo): 1.10; 2.19-20; 3.13; 4.13-18; 5.23. 
Classificação: escatologia. 

Fundação 

A igreja dos tessalonicenses foi fundada por Paulo em sua 2ª viagem missionária. Tendo se levantado grande perseguição contraPaulo, este fugiu para Corinto. Depois Timóteo voltou a Tessalônica para saber a situação da igreja afim de informar ao apóstolo. Alguns irmãos haviam morrido e isso preocupava a igreja. Será que os irmãos mortos ficariam para trás quando Jesus voltasse? Para esclarecer o assunto, Paulo escreveu a primeira epístola aos tessalonicenses. 

Esboço 

1 - Saudações, elogios e exortações - 1.1-10. 2 - O ministério de Paulo em Tessalônica – 2.1-20 

3 - Alegria de Paulo com as notícias de Timóteo. 3.1-13 

4 - Admoestações sobre questões morais - 4.1-12. 

5 - A volta de Cristo, a ressurreição, o arrebatamento, e a necessidade de vigilância. 4.13 a 5.24. 

6 - Saudações finais - 5.25 -28. 

Esboço comentado 

1 - Saudações, elogios e exortações - 1.1-10. 

Em suaintrodução, Paulo elogia a igreja. Os motivos de elogio são: a fé, o serviço, a influência exemplar, o abandono da idolatria, a esperança, a paciência e receptividade à palavra. Observe o destaque dado a questões espirituais. 

O serviço, ou trabalho, está em destaque. Vejamos os verbos empregados nos versículos 9 e 10 do capítulo 1: "Convertestes ... para servirdes ... e esperardes ..." 1.9-10. Apreposição "para" nos dá idéia de objetivo. Nós nos convertemos para servir e não para sermos servidos. Estamos neste mundo para fazer a vontade Deus e não para que ele faça a nossa. A igreja espera a segunda vinda de Cristo (v.10), mas, não espera ociosa. Esperamos trabalhando. 

A questão do exemplo também está em destaque. Paulo seguia o exemplo de Cristo. Os tessalonicenses seguiam o exemplode Paulo e tornavam-se exemplo para as outras igrejas (1.6-8). Vemos então uma seqüência de modelos que, assim como os tijolos de uma construção, se sobrepõem e se sustentam. Está aí a importância de nos mantermos em posição de firmeza espiritual. Se cairmos, poderemos causar a queda de outros que se inspiram em nosso exemplo. 

2 - O ministério de Paulo em Tessalônica – 2.1-20 

Nocapítulo 2, Paulo fala sobre seu ministério, irrepreensível e baseado em boas motivações. Em suas cartas, muitas vezes o apóstolo fala de seu trabalho nas igrejas. Embora pareça que o autor está muito envolvido com sua própria biografia, isso é de grande importância para nós pois, de outro modo, como teríamos acesso a essas informações? A auto-apresentação de Paulo nos fornece muitos parâmetros para osministérios eclesiásticos da atualidade. 

Sendo perseguido, o apóstolo não recuava, mas se tornava mais ousado ao evangelizar (2.2). 

3 - Alegria de Paulo com as notícias de Timóteo. 3.1-13 

Paulo saiu de Tessalônica em meio a uma grande perseguição. Ficou então preocupado com os novos convertidos daquela cidade. Será que eles iriam permanecer firmes diante de tanta oposição? Timóteotrouxe então notícias da firmeza espiritual dos tessalonicenses. Isso foi motivo de grande alegria para o apóstolo. 

4 - Admoestações sobre questões morais - 4.1-12. 

A epístola nos mostra que a igreja dos tessalonicenses estava bem. Contudo, Paulo diz que eles podiam alcançar um estado ainda melhor (4.1,9,10). Sempre existe um nível superior a ser alcançado. Além disso, o autor admoestacontra alguns riscos que poderiam ameaçar a estabilidade espiritual daqueles irmãos. Por isso, o capítulo 4 toca na questão moral. A admoestação que se destaca é a que se refere à prostituição. Entre tantos pecados que poderiam ser citados, por quê Paulo mencionou a prostituição? Esse pecado é mencionado de forma destacada em algumas partes das escrituras porque, juntamente com o adultério, tem se...
tracking img