Jesus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apocalipse: Lição 8

A Carta à Igreja em Tiatira
(Apocalipse 2:18-29)

S

atanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às igrejas. Ele tinha sinagogas em Esmirna (2:9) e Filadélfia (3:9), e um trono em Pérgamo (2:13). Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheioda influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, certo da recompensa para os vencedores.

Ao Anjo da Igreja em Tiatira (2:18-29)
2:18 –
A igreja em Tiatira: A cidade de Tiatira situava-se no caminho entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa “castelo branco”), na Turquia. Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era deTiatira (Atos 16:14), mas não temos mais nenhuma informação sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse. 18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:

A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16:14), além deroupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã. Como as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos, incluindo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Ártemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos – vejaAtos 19:34) e um santuário a sibila (orácula) Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição. O Filho de Deus: Esta expressão aparece somente aqui no Apocalipse. É comum no Novo Testamento, especialmente nos livros de João, como descrição de JesusCristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de Deus (veja 21:7; 1 João 3:1,2,10; 5:2; João 1:12; etc.) Aqui, a expressão obviamente se refere a Cristo. Olhos como chama de fogo: Jesus tem olhos poderosos e penetrantes (veja 1:14; Daniel 10:6). Pés semelhantes ao bronze polido: Ele tem força para castigar e até esmagar os seus inimigos (veja 1:15; Daniel 10:6).

2:19 –
Jesusconhecia e elogiava as qualidades boas da igreja em Tiatira:

! Obras/serviço/últimas obras mais numerosas do que as

primeiras – A igreja em Tiatira era uma congregação ativa. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras (Tiago 2:14-17). Os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na obra do Senhor” (1Coríntios 15:58), pois Deus nos criou para boas obras (Efésios 2:10).

19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

! Amor – O princípio fundamental na vida do cristão (Mateus 22:37-40). Faltava amor em Éfeso (2:4),
mas Jesus viu esta qualidade boa em Tiatira.
Lição 8: A Carta à Igreja emTiatira (2:18-29) 29

! Fé – Junto com as suas obras, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. As pessoas podem ser
identificadas conforme a sua fé. Há crentes e há incrédulos, e não pode existir comunhão entre os dois (2 Coríntios 6:14-15).

! Perseverança – O bom solo produz fruto com perseverança (Lucas 8:15), uma qualidade
freqüentemente incluída nas características que definem osservos de Deus (Colossenses 1:11; 2 Timóteo 3:10; 2 Pedro 1:6). A tribulação produz a perseverança (Romanos 5:3-4; Tiago 1:3-4,12). 20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse;...
tracking img