Jesus_ a vida completa

433 palavras 2 páginas
FABC – FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA ABC
Seminário de Teologia

Analise dos textos de Juanribe Pagliarin no livro: Jesus – A vida completa

Matéria: Teologia do Novo Testamento 1

SÃO BERNARDO DO CAMPO 2013

1. Os textos não apresentam o evangelista João como discípulo de João Batista nem apontam que estivesse presente no momento que Jesus foi batizado por João Batista. Os textos de Mt 4: 21; Mc 1:19 e Lc 5:10 relatam que João é irmão de Tiago, ambos são filhos de Zebedeu e sócios de Simão e que conheceram a Jesus através de seus ofícios, eram pescadores, em barcos próximos ao lago de Genesaré.

2. O texto de João de 1:35 a 1:41 também não declara que era João que estava com André e João Batista em Betânia quando Jesus passou e eles o seguiram.

3. Nos textos de Mt 9:9, Mc 2:13 e Lc 5:27 não relatam que Jesus passou por Mateus acompanhado de João e seus discípulos, nem que Levi era o nome inicial de Mateus. Ele é identificado por Levi nos livros de Marcos e Lucas, mas era comum a época ter dois nomes, os textos também não declaram que o banquete foi realizado em uma magnifica mansão, mas sim que foi oferecido um banquete em sua casa, Mc 5:29.

4. O sermão da montanha não é o novo código de leis instituído por Jesus mas sim um modo de como as pessoas devem conviver no reino de Deus.

5. Marcos não aparece em nenhum dos evangelhos ele pode ser identificado no livro de Atos 12:12 e 12:25 que o apresentam como filho de Maria, não há nenhuma menção sobre o seu pai, ou de uma grande residência com andar superior, muito menos é relatado nos evangelhos que foi neste andar superior que Jesus celebrou a Ceia. Também não é determinado nos textos que a casa de João Marcos foi a primeira igreja cristã, templo cristão.

6. Ele inicia o seu ministério com Paulo e barnabé e no futuro acompanha a Pedro, mas os textos não declaram que ele entrevistou a todas as testemunhas vivas da época.

7. Os evangelhos não

Relacionados

  • A Escravidao Justificada
    7317 palavras | 30 páginas