Jesus em marcos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário Teológico Link Church

Certificado em Estudos Bíblicos

Curso: Quatro Evangelhos e um Jesus.
Turma 2007

Prof. Rev. André Mira

Pesquisa

A apresentação de Jesus no evangelho de Marcos

By Davi Costa

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

1 - JESUS PARA OS GENTIOS E ROMANOS

2 – JESUS O FILHO DE DEUS

3 - JESUS O SERVO DE DEUS

4 – JESUS O FILHO DO HOMEM

5 - JESUS EMACAO

CONCLUSAO

BIBLIOGRAFIA

INTRODUCAO

A vida de Jesus e sua atividade enquanto estava na terra, foi relatada nos quatro evangelhos do Novo Testamento, em cada um deles os escritores passaram a mesma mensagem e os mesmos princípios para a salvação e conduta, individual e coletiva da humanidade de acordo com os ensinos de Jesus, entretanto cada um deles escreveu para grupos diferentes,contando com suas características pessoais e sócio-culturais e também sua posição em relação aos fatos e ao próprio Jesus, o que com certeza tornou o evangelho como um todo, mais abrangente, capaz de ser compreendido e aceito por todas as pessoas da época.
Cada evangelista também expressou qualidades especificas de Jesus, dando ênfase maior a determinados pontos dos discursos de Jesus, bemcomo a detalhes de suas atitudes enquanto ensinava e interagia com as pessoas. Desta forma quando estudamos os evangelhos separadamente, podemos ver características especificas de Jesus em cada um deles.
Nesta pesquisa vamos olhar para Jesus e tentar vê-lo através do mesmo filtro utilizado por Marcos[1] quando escreveu o primeiro[2] evangelho da Bíblia,
Uma particularidade do Evangelho deMarcos é a tensão de todo o seu relato em relação à Paixão e Morte de Jesus acentuada de modo especial, pelos relatos tão vivos e cheios de ação, de modo que o evangelista consegue o seu propósito de deixar na nossa alma a atração, simultaneamente deslumbrante e serena, de Jesus Cristo, algo que os Apóstolos deviam ter sentido no seu convívio com o Mestre. Na verdade, ele transmite-nos o quePedro explicava com toda a emoção, algo que não passa com o tempo, mas se torna cada vez mais profunda e consciente, mais forte e mais cheia de um amor que vai amadurecendo com o tempo. Podemos afirmar que a mensagem de Marcos é o espelho vivo da pregação de Pedro. Seu tema essencial é a manifestação do Messias crucificado. Por um lado, mostra em Jesus o Filho de Deus, reconhecido como tal pelo Pai,pelos demônios e até pelos homens. O Messias que reivindica para si uma condição divina e prova seu poder e sua missão por meio de milagres e serviço aos outros.

1 - JESUS PARA OS GENTIOS E ROMANOS

Marcos escreveu para os gentios provavelmente em Roma, de forma que não era interessante para seus leitores alvo, que não conheciam profundamente as tradições judaicas e seu passado histórico,terem descrições sobre profecias ou citações diversas sobre a obediência a lei ou seu cumprimento, informações estas que poderiam inclusive dificultar a compreensão correta da missão de Jesus. Um entendimento inadequado das profecias para o povo judeu poderia dar a idéia de que Jesus veio apenas para salvar aos judeus e não a todos os homens, criando em alguns um sentimento de exclusão que osdistanciaria do Jesus salvador. Marcos nos mostra um Jesus poderoso e humano que apresentava em sua mensagem uma forma de restauração da vida em todos os principais sentidos, partindo do principio de se doar, servir, e amar incondicionalmente a todos e antes de todos a Deus.
Marcos coloca o leitor bem próximo de Jesus, mostrando uma imagem clara da sua vida e seu relacionamento com as pessoas comdetalhes que apresentam sua humanidade em vários dos mais importantes episódios da sua vida, sem utilizar os desenvolvimentos explicativos sobre a lei ou os profetas, e muitos discursos de palavras de Jesus[3] ou reflexões teológicas diversas sobre o próprio Jesus[4].

2 - JESUS O FILHO DE DEUS

Marcos deixou-nos a vivacidade na descrição do comportamento de Jesus com os seus...
tracking img