Jesus crist and his neighbours

700 palavras 3 páginas
Índice
2……………………Introdução e a Nobreza.

3……………………O Clero

4………………………As ordens Religioso-Militares e os direitos e funções do clero

5 e 6……………………….O Povo 7…………………….Como a igreja e o clero ganharam importância

8……………………….Resumo/Conclusão

9………………………Bibliografia

Introdução A vida no século XIII era um pouco diferente da vida de hoje. Era mais complicada.

Os Grupos Sociais no Século XIII

A NOBREZA

A nobreza era constituída pelas principais famílias do reino, que tinham muita riqueza, grandes propriedades e descendiam das famílias guerreiros dos tempos da Reconquista Cristã. Os seus títulos de nobreza tinham sido recebidos, em muitos casos, pelos serviços prestados à Coroa, assim como muitas das suas terras (as honras). Os nobres também não pagavam impostos e ainda governavam as suas terras como pequenos rei.

O Clero Na sociedade do século XIII, o clero era um grupo social muito valorizado e com grande importância. Dividia-se em clero secular e clero regular.

O clero dedicava-se, principalmente, a atividades religiosas. Mas, como era um grupo social mais culto, ajudava o rei na administração do reino e dedicava-se ao ensino, à cópia de livros e à assistência aos pobres, doentes e peregrinos. Ocupava-se, ainda, nos trabalhos dos campos e nas oficinas dos mosteiros. Eles, principalmente dividiam-se por bispos, párocos, monges e freiras.

As ordens religioso-Militares
Na sua aceção cristã primitiva, a expressão ordens militares, juntada ao clero, designava os fiéis leigos com a sua respetiva legislação; todo cristão, por efeito do Batismo e da Crisma, é, sim, um militante de Cristo. A medida que as Ordens monásticas se foram desenvolvendo, Ordem Militar passou a ser o título de famílias religiosas organizadas para lutar em defesa da fé, dos pobres e dos oprimidos.
Já que o ideal das

Relacionados

  • graduanda
    75170 palavras | 301 páginas
  • Oratória
    50084 palavras | 201 páginas
  • Chartier Roger
    79620 palavras | 319 páginas
  • El dios en el cuerpo
    93719 palavras | 375 páginas