Jesus é deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTENDENDO JOÃO CAP 1 VER 14

Se fez carne — TORNOU-SE HOMEM, na condição do homem atual, frágil mortal, denotado pela palavra “carne” (Isa 40:6; 1Ped 1:24). É dirigido, provavelmente, contra osDocetas, que sustentava que Cristo não era realmente homem, mas só parecia, contra quem este espírito manso é veemente firme em suas Epístolas (1Jo 4:3; 2Jo 1:7, 2Jo 1:10, 2Jo 1:11), [Lucas, etc.]Nem poderia ser muito assim, pois sem a verdade da Encarnação todo o cristianismo substancial desaparece. Mas agora, casado com a nossa natureza, Ele é, doravante, como pessoalmente consciente de tudo oque é estritamente humano, de tudo que é propriamente divino, e nossa natureza é em Sua pessoa redimida e vivificada, enobrecida e transfigurada.

E habitou — Tabernaculou, ou armou a Sua tenda,uma palavra peculiar de João, que a usa quatro vezes, todas no sentido de uma estadia permanente (Ap 7:15; 12:12; 13:6; 21:3). Para sempre apegado à nossa “carne”, Ele entrou na tenda para “não maissair.” A alusão é à tenda onde habitava a Shekiná (ver em Mat 23:38, 39), ou a manifestada “GLÓRIA DO SENHOR”, e com referência à habitação permanente de Deus entre o Seu povo (Lev 26:11; Sl 68:18; Sl132:13, 14; Eze 37:27). Trata-se de se colocar quase incontestavelmente pelo que segue imediatamente, “e vimos a sua glória” [Lucke, Meyer, De Wette cuja última crítica a aumento além do que é normal, ediz que foram aperfeiçoados, assim, todas as manifestações anteriores parciais de Deus em uma essencialmente pessoal e manifestação historicamente Humana].

Cheio de graça e de verdade — Então,deve ler-se: “Ele habitou entre nós cheio de graça e de verdade”, ou, na frase do Antigo Testamento: “Misericórdia e verdade”, denotando todo o fruto dos propósitos do Deus de amor para com os pecadoresda humanidade, que até agora existia apenas na promessa, e por fim o cumprimento dessa promessa em Cristo, em uma palavra, “as fieis misericórdias de Davi” (Isa 55:3; Atos 13:34; comparar 2Sam...
tracking img