Jesuino brilhante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jesuíno Brilhante, nasceu no ano de 1844, no Sítio Tiuiuú, na cidade de Patu-RN. De acordo com o historiador Raimundo Nonato ele se comportava de uma formabem diferente dos outros cangaceiros que rondavam pelo Nordeste brasileiro. Homem gentil e romântico, era idolatrado pela população pobre e injustiçada,tornando-se o maior ícone do cangaço Potiguar.

Em 1871, envolvido em conflito familiar, entrou para o cangaço após matar Honorato Limão, tornando-se um defensor dahonra.
Jesuíno era admirado e temido por suas habilidades com armas de fogo. Possuía uma pontaria imbatível, além de ser temido na luta homem a homem, bemcomo, dominava com maestria suas facas.
.
No dia 30 de agosto de 1876 foi registrada uma de suas ações mais ousadas, quando Jesuíno Brilhante resistiu ao avançodos policiais do Destacamento de Imperatriz (hoje Martins-RN). Após um embate com a polícia local, onde ocorreu uma intensa troca de tiros, Jesuíno, rompeu ocerco policial e conseguiu fugir.

Do combate entre polícia e cangaceiros (dez no total), restaram vários policiais feridos, como os soldados Manuel João deOliveira, Joaquim Félix da Silva e José Nicácio da Silva. Também saíram feridos o 1º Suplente do Juiz Municipal, o Sr. Cosme Justiniano de Souza Lemos e aindao Alferes Honorário do Exército, João Ferreira da Silva, que atuava na cidade como comandante e delegado de polícia.

Com informações dos livros: Cronologiada Polícia Militar do Rio Grande do Norte, do Coronel PMRN Angelo Mário de Azevedo Dantas e Jesuíno Brilhante, o cangaceiro romântico, de Raimundo Nonato
tracking img