Jesuítas

Páginas: 10 (2500 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
Introdução

A história da educação brasileira é constituída de várias histórias nas quais pode-se observar marcas próprias que caracterizam a época em que foram construídas. Uma dessas histórias, sem dúvida, reporta-se ao Brasil colônia , com a educação a cargo da Companhia de Jesus – a chamada educação jesuítica.
E não é sem razão, é quase impossível pensar uma história da educaçãobrasileira sem colônia e colônia sem a Companhia de Jesus (considerada um Estado dentro do Estado português).
Estudar a educação brasileira, no seu primeiro século de colonização implica, necessariamente, buscar compreender a realidade da época do ponto de vista cultural, econômico, político e religioso. Para isso, torna-se necessário ir as fontes que retratem de modo o mais fidedigno possívelaquele contexto social. Um problema que se enfrentar neste tipo de estudo –histórico, é o das fontes de pesquisa. Fontes de primeira mão, são poucas porque nesse período,as pessoas que se dedicavam a escrever eram os jesuítas 2 ou tinham sido seus alunos ou, mesmo que não o fossem, haviam sido influenciados por eles. Não existia, na época, uma literatura propriamente brasileira, porque as obraseram escritas por portugueses, editadas em Portugal e lidas, em sua grande maioria, por portugueses que habitavam na colônia ou mamelucos alfabetizados pelos jesuítas. Os autores descreviam o Brasil; com suas várias regiões, com sua organização social, os costumes, a religiosidade ou não de sua população, as maravilhas da nova terra, etc., são entre outras, escritos 3 desses autores que serviram dematéria prima para este estudo que realizaram. Para se analisar a problemática educacional nos primeiros anos de colonização e necessário ir adentrando no contexto histórico em que o Brasil fazia parte descoberta e colonização, no conceito de colônia, nos meandros político, econômico e religioso que incluíram e transformam a terra descoberta numa Colônia portuguesa; e finalmente adentrar noprocesso e nas relações entre o modelo colonizado português na terra descoberta e a Igreja Católica.

A Companhia de Jesus no Brasil - Regalismo: Doutrina que preconiza a defesa das prerrogativas do Estado em face das pretensões da igreja.
Considerando o papel relevante da Companhia de Jesus e, seguindo a periodização de
colonização proposta por Fausto (2002), pode-se afirmar que é fruto dosegundo período colonial que vai da instalação do Governo Geral, em 1549, e as últimas décadas do século XVIII.. A criação do Governo Geral, nasceu da necessidade da implementação de um regime que possibilitasse a consolidação do processo de colonização. A análise de Ribeiro (1992: 19), mostra aspecto de tal processo.
Diante das dificuldades encontradas com o regime de capitanias hereditárias, ecriado o Governo Geral. Este e o primeiro representante do poder publico na colônia, que tinha como obrigação não substituir, e sim apoiar as capitanias, a fim de que o processo de colonização conseguisse um desenvolvimento normal.
No longo período em que os jesuítas por aqui estiveram, no Brasil, exerceram um destacado papel tanto na educação como na catequese dos índios e dos colonos e naorganização burocrática da nascente sociedade brasileira.
Com Tomé de Sousa, vieram, os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega,
com a missão de converter os indígenas à fé católica pela catequese e pela instrução.
Em 1550, os missionários colocaram em funcionamento, na Bahia e em São Vicente duas escolas de ler e escrever, com meninos órfãos, visando, sobretudo a formação desacerdotes que pudessem se somar aos jesuítas em seu trabalho catequético. Em 1553, acompanhando o segundo Governador Geral, Duarte da Costa, um novo grupo de jesuítas chegou ao Brasil. Neste grupo chega José de Anchieta. Sob o comando do padre Manuel da Nóbrega, os jesuítas e suas obras espalharam-se pelo país em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
Em 1570, já possuíam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JesuítaS
  • Os jesuítas
  • jesuitas
  • Os jesuitas
  • jesuitas
  • jesuítas
  • os jesuítas
  • Jesuitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!