Jessika

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Negociando com a Alemanha

Quando se fala em negociação internacional é relevante ter em mente que a cultura de um povo se forma através de sua história e costumes.
O mundo dos negócios é igual em todo o mundo, mas o comportamento de cada ser humano muda de acordo com a cultura do país à qual ele vive e, é por isso que para Minervini (1997) mais de 50% dos negócios internacionais não são bemsucedidos por desconhecimento das várias culturas existentes no mundo.
Desta forma, abaixo estão apresentados os principais aspectos culturais da
Alemanha que diferem da cultura brasileira:

* Cumprimentos:

Os cumprimentos na Alemanha são os mesmos de qualquer cultura, porém na língua nacional, tais como: Hallo, Guten Tag (olá), Guten Morgen (bom dia), Guten Abend (boa noite), Danke(obrigado), Vielen Dank (muito obrigado), Bitte schön (por nada), Willkommen (bem-vindo).
Os alemães são mais cerimoniosos, um simples aperto de mão e às vezes um aceno ao cumprimentar alguém é o suficiente para cumprir com a parte de um relacionamento social. Beijos no rosto são para familiares e amigos mais chegados.

* Primeiro Nome

Os alemães dão muito valor ao status e por isso,chamá-los pelo primeiro nome pode lhes parecer invasão de privacidade.
Ao telefone ou mesmo em conversas são usadas palavras como: Herr (senhor), Frau (senhora) ou Fräulein (senhorita) seguidos do último nome transparecendo-se respeito, devido, aos primeiros nomes serem utilizados geralmente para familiares e amigos.
Além disso, os alemães gostam de ser reconhecidos pelo título acadêmico, ouseja, é ideal dirigir-se a estas pessoas como Herr Doktor (quando este tem doutorado) e Herr Professor (quando for professor).
Outra questão muito importante é a utilização do Sie (a forma formal de dizer, você), sempre utilizado com pessoas que não temos tanta afinidade, ao contrário do Du (você, informalmente).

* Tempo

Na Alemanha, a pontualidade é um fator cultural fundamental noprocesso de negociação, se você chegar de cinco a dez minutos atrasado isso já será considerado um ponto crucial para atingir o sucesso da negociação. Caso haja algum motivo para um atraso o melhor a ser feito é ligar para a pessoa que está lhe esperando comunicando o fato e posteriormente notificar seu atraso por escrito.
E, se necessário remarcar a data e horário de uma reunião, prepare-se para umaexplanação consiste, pois como mencionado a pontualidade para os alemães é algo sagrado.
Outro detalhe a ser observado, é o período de férias, entre Julho e Agosto,
pois estar in Urlaub (férias) para alemães é importantíssimo.

* Horário de trabalho

Os alemães preferem que as reuniões de negócios sejam marcadas entre as 10h00min e 13h00min horas e/ou das 15h00min as 17h00min horas.É considerável evitar reuniões em tardes de sexta-feira, pois em alguns casos os escritórios encerram suas atividades entre as 14h00min e 15h00min horas neste dia.

* Linguagem Corporal

Os alemães são pessoas mais cerimoniosas, jamais cumprimente uma pessoa como se faz no Brasil, beijando no rosto. E, quando se for cumprimentar uma pessoa, simplesmente dê um simples aperto de mão ejamais deixe a outra no bolso, pois isto é tido como uma grande ofensa a eles.
Evitar encostar-se nas pessoas enquanto está falando, e manter-se a certa distância da pessoa, é ideal porque os alemães são extremamente formais.
Os alemães não gostam que façam perguntas sobre a sua vida pessoal, consideram este ato como invasão de privacidade.

* Senso de Humor

Algo muito curioso é ohumor dos alemães, que varia conforme o tempo. Assim, no verão as pessoas ficam mais felizes e bem humoradas.
Logo, não há como ser diferente, no inverno, onde as 16h00min horas já é noite, assim ficam mais quietos, de cara fechada, entretanto no verão a hora do pôr-do-sol é às 22:00 horas. Mas de forma geral, os alemães sorriem pouco.

* Idioma

O alemão padrão, ou seja, o Hochdeustch é...
tracking img