Jessie_Maia

669 palavras 3 páginas
Seja amigo da sua voz! - Cuide dela!

Por ser um valioso instrumento de trabalho, além de reflexo de nossa saúde física e mental, a voz merece atenção e cuidados especiais. Voz saudável é voz agradável. Porém é muito comum esquecer-se da saúde vocal até que ela já esteja comprometida. Entre os brasileiros, o problema vocal mais comum é a rouquidão. Principalmente entre os profissionais da voz, ou seja, aqueles que usam a voz como instrumento laboral, e quando esta não está “boa” seu trabalho pode estar prejudicado. Um bom exemplo é o professor. Seja professor do Ensino Infantil, Fundamental, Médio ou Universitário, seja o professor de Educação Física, quando a voz não está “legal” sua aula fica comprometida.

A fonoaudiologia vem estudando a voz profissional há muitos anos. Em 2004, no Rio de Janeiro, foi realizado o Consenso Nacional sobre a Voz Profissional, em que fonoaudiólogos e médicos reuniram-se para definir alguns parâmetros sobre voz profissional. Neste Consenso ficou estabelecido como definição de voz profissional “a forma de comunicação oral utilizada por indivíduos que dela dependem para sua atividade ocupacional”, (Carta do Rio, 2004).
O professor é um profissional que faz uso ocupacional da voz. Isso quer dizer que sua voz é importante para o exercício de sua profissão, pois tem nela seu instrumento de trabalho. Toda vez que este instrumento está alterado, ele apresentará dificuldades em sua comunicação, às vezes, necessitando inclusive de afastamento da sala de aula, muitas vezes frustrando-se e comprometendo a qualidade de seu trabalho.

A disfonia do professor vem sendo considerada como doença profissional e social na maioria dos países. Dentre os profissionais da voz, o professor tem apresentado maior incidência de problemas vocais. As causas mais comuns são: utilização da voz por horas seguidas, tensão mus-cular, padrão respiratório alterado, falar em ambientes ruidosos, competindo com o som. Tais hábitos associados ao fumo,

Relacionados