Jerusalem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Doze Portas de Jerusalem
Sex, 28 de Maio de 2010 14:16 | TEXTO BÍBLICO: Is.26:1,2 Escrito por Neir Moreira | | |

INTRODUÇÃO “Do hebraico dal, délet, sa’ar e do grego thyra e pyfê, pylõn, a palavra porta significa uma abertura que permite a entrada e a saída das pessoas de uma casa, um edifício, ou de uma cidade. Portas falam de decisões, vontade, escolha. Segundo a Bíblia, as portascomumente utilizadas naqueles dias eram de bronze (Sl.107:15,16), de ferro (At.12:10), e de madeira (Ne.3:6). As portas da cidade eram os lugares de maior afluência do povo, para conversas, passatempos, ou negócios (Pv.31:23; Jó.29:7; Am.5:10-12), processos judiciais (Dt.17:5) e leitura da Lei de Deus (Ne.8:1-3). Como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se concentrava junto asportas, que começaram, desde então, a ser sinônimo de lugar público, assim como as ágoras da Grécia, ou o Fórum Romano. Na ocasião das guerras, a guarnição de defesa era redobrada junto às portas; pois quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora subjugada!”

I – JERUSALÉM A mais famosa cidade do mundo, a sua história retrocede aos dias de Abraão quando do seu encontro comMelquisedeque, sacerdote de Salém, ocasião em que o patriarca lhe deu os dízimos dos despojos da guerra contra os monarcas caldeus (Gn.14:1-20). A antiga Salém de Melquisedeque foi escolhida desde o limiar da história para ser nela realizada a redenção. Para os judeus era ela a cidade do grande rei (Sl.48:2), a cidade santa (Js.52:1). O Salmo 122 nos dá idéia do que significa Jerusalém para as “tribos doSenhor”. No cativeiro babilônico os judeus assumiram um compromisso moral com Deus de nunca se esquecerem de Jerusalém (Sl.137:5,6).

II – AS PORTAS DE SIÃO [Ap.21:10-12] Continuamente reconstruída sobre as suas próprias ruínas, Jerusalém permanece hoje como a cidade eterna do mundo, e comparada à nova Jerusalém, que marcará a consumação dos séculos! Os muros e a forma que Jerusalém tem hoje,são da época dos turcos otomanos. O sultão Suleiman II, o magnífico, em 1542 construiu os muros que ainda hoje cercam a cidade velha. Das doze portas do período bíblico, hoje existem apenas oito, porém com outros nomes: 1 – Porta Nova

2 – Porta de Damasco 3 – Porta de Herodes 4 – Porta de Santo Estevão 5 – Porta Dourada 6 – Porta de Sião 7 – Porta dos Mouros 8 – Porta de Jafa A Bíblia Sagrada,quando trata a respeito da reconstrução dos muros de Jerusalém, no Antigo Testamento no livro de Neemias, menciona as doze portas da cidade com os seus primitivos nomes: 1 – Porta do Gado 2 – Porta do Peixe (Porta de Damasco) 3 – Porta Velha (Porta de Jafa) 4 – Porta do Vale 5 – Porta do Monturo 6 – Porta da Fonte 7 – Porta do Cárcere 8 – Porta das Águas 9 – Porta dos Cavalos 10 – Porta Oriental 11– Porta de Mifcade (da Atribuição) 12 – Porta de Efraim O que temos em mente, neste estudo, é comentar sobre os símbolos das portas de Jerusalém dos dias distantes de Neemias. “De tudo que era mui querido para o Senhor, nada mais seria do que a sua cidade e as suas portas (Sl.87:2,3; 147:12,13). Se é importante para Deus, deve ser igualmente importante para a Igreja! Os judeus e os cristãos sãoconvidados a orar pela paz de Jerusalém sob promessa de prosperidade aos que a amarem! (Sl.122:6)”.

III – NOMES, SÍMBOLOS, PROPÓSITOS ESPIRITUAIS 1) A Porta do Gado (Ne.3:1) “E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a porta do gado, a qual a consagraram...”. A porta do gado simbolizava consagração, mais tarde recebeu o nome de porta das ovelhas.Ficava nas proximidades do Templo; e do tanque de Betesda. Por essa porta passavam ou nela permaneciam os animais que deveriam ser oferecidos como sacrifício pelos pecados do povo, de acordo com as exigências da Lei de Moisés. Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta! É a porta de encontro com o Cordeiro de...
tracking img