Jelios

2375 palavras 10 páginas
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DRª LAURA AYRES

Física e Química A – 11.º Ano
Componente de Física – Unidade 1

Relatório

Realizado por: Débora Varela Nº12 Iris Sousa Nº 18 Rafael Amador Nº25 Tatiana Varela Nº28

Objectivos Os objectivos da realização desta Actividade Laboratorial são a análise das características do movimento de dois corpos de massas diferentes em queda livre e a determinação da gravidade (g), através de dois tipos de métodos diferentes.

Introdução teórica Qualquer corpo situado no interior do campo gravítico terrestre encontra-se submetido à acção da força da gravidade. A gravidade é uma força constante, vertical dirigida para o centro da Terra. A força gravítica provoca sempre a aceleração g, aumentando o módulo das velocidades na descida e diminuindo – o na subida. Chama-se queda livre ao movimento de um corpo em direcção á terra apenas sujeito à atracção gravitacional. Todos os corpos, independentemente do seu peso, forma ou tamanho e sempre que a resistência do ar seja desprezável, caem com a mesma aceleração da gravidade e chegam simultaneamente se forem largados ao mesmo tempo a partir da mesma altura.
Como a força gravítica é constante, produz uma aceleração constante, e portanto, todos os corpos caem em direcção à Terra com um movimento rectilíneo uniformemente acelerado, se não houver outras forças que influenciem o movimento.

Relacionados

  • fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
    1446 palavras | 6 páginas
  • over power
    34435 palavras | 138 páginas