TIPOS DE JEJUM
A bíblia na sua maior parte é literal. Muitos na igreja tentam dizer:
I. Jejuar não é necessariamente abster-se de alimentos, mas de qualquer coisa que impeça nossa comunhão comDeus.
II. Ou jejuar é negar-se a si mesmo.
III. Ou ainda: Devemos viver uma vida de jejum, que não sejamos controlados pela comida.
Tudo isto fazem para fugir da necessidade de ter que se jejuar.Examinando as Escrituras, deparamo-nos basicamente com três tipos de jejum, envolvendo abstinência de alimentos.
1. JEJUM NORMAL – Abstinência de alimento, mas não de água.
2. JEJUM ABSOLUTO –Abstinência de alimento e água.
3. JEJUM PARCIAL – Abstinência de certos alimentos.

JEJUM NORMAL
Esse é o tipo mais comum de jejum, chamaremos de jejum normal. A primeira referência de jejum no NovoTestamento é um jejum desse tipo. Trata-se do jejum de Jesus.

A Bíblia diz que Ele não comeu, mas não afirma que Ele não bebeu. Diz que Ele teve fome, mas não que tivesse sede. Concluímos que Ele bebeupois água não é alimento, é parte do corpo. Nós podemos viver sem alimento até 40 dias, num corpo saudável, porém não sem beber. Podemos deixar de comer por um tempo e o corpo usa as reservasarmazenadas. Quando estas se esgotam, vem a verdadeira fome, ocasião onde o corpo entra numa fase de perigo e começa a inanição(enfraquecimento extremo por falta de alimentação). Voltar a alimentar é umimperativo(é ordem), sob pena de morte. A isto se chama JEJUM COMPLETO. No caso de Jesus, portanto, o jejum foi completo. Seu organismo esgotou as reservas de energia. Por isso diz o texto: “Teve fome”.Quando há um jejum sem água, a Bíblia sempre diz que a pessoa não comemu, nem bebeu. Não temos, de fato, um jejum na Bíblia sem água, por mais de três dias, e para sermos bíblicos ninguém jamais deveriajejuar sem água, mais que 72 horas(3 dias). Concluímos portanto que o jejum normal, ou comum, é abstinência de alimento, mas não de água.

JEJUM ABSOLUTO

Por jejum absoluto queremos nos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Jejum. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Jejum/21652.html

MLA

"Jejum" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Jejum/21652.html>.

MLA 7

"Jejum." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Jejum/21652.html>.

CHICAGO

"Jejum." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Jejum/21652.html.