Jejum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1114 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE JEJUM
A bíblia na sua maior parte é literal. Muitos na igreja tentam dizer:
I. Jejuar não é necessariamente abster-se de alimentos, mas de qualquer coisa que impeça nossa comunhão com Deus.
II. Ou jejuar é negar-se a si mesmo.
III. Ou ainda: Devemos viver uma vida de jejum, que não sejamos controlados pela comida.
Tudo isto fazem para fugir da necessidade de ter que se jejuar.Examinando as Escrituras, deparamo-nos basicamente com três tipos de jejum, envolvendo abstinência de alimentos.
1. JEJUM NORMAL – Abstinência de alimento, mas não de água.
2. JEJUM ABSOLUTO – Abstinência de alimento e água.
3. JEJUM PARCIAL – Abstinência de certos alimentos.

JEJUM NORMAL
Esse é o tipo mais comum de jejum, chamaremos de jejum normal. A primeira referência de jejum no NovoTestamento é um jejum desse tipo. Trata-se do jejum de Jesus.

A Bíblia diz que Ele não comeu, mas não afirma que Ele não bebeu. Diz que Ele teve fome, mas não que tivesse sede. Concluímos que Ele bebeu pois água não é alimento, é parte do corpo. Nós podemos viver sem alimento até 40 dias, num corpo saudável, porém não sem beber. Podemos deixar de comer por um tempo e o corpo usa as reservasarmazenadas. Quando estas se esgotam, vem a verdadeira fome, ocasião onde o corpo entra numa fase de perigo e começa a inanição(enfraquecimento extremo por falta de alimentação). Voltar a alimentar é um imperativo(é ordem), sob pena de morte. A isto se chama JEJUM COMPLETO. No caso de Jesus, portanto, o jejum foi completo. Seu organismo esgotou as reservas de energia. Por isso diz o texto: “Teve fome”.Quando há um jejum sem água, a Bíblia sempre diz que a pessoa não comemu, nem bebeu. Não temos, de fato, um jejum na Bíblia sem água, por mais de três dias, e para sermos bíblicos ninguém jamais deveria jejuar sem água, mais que 72 horas(3 dias). Concluímos portanto que o jejum normal, ou comum, é abstinência de alimento, mas não de água.

JEJUM ABSOLUTO

Por jejum absoluto queremos nos referirao que exclui tanto o alimento quanto a água. Temos vária referências na Bíblia, sendo que o de maior duração é de três dias.
Em todos os casos deste jejum as pessoas envolvidas estão enfrentando alguma crise, que as lança numa busca de Deus tão intensa, que a perda do desejo de comer e de beber facilmente desaparece.
Paulo é um exemplo disto. (Atos 9:9) - E esteve três dias sem ver, e nãocomeu nem bebeu. Quando o Senhor enviou Ananias a encontrá-lo, informa: (Atos 9:11) – “... eis que ele está orando”. Certamente a busca e o impacto causado pela visão de Jesus, estando cego, não lhe permitiram sequer pensar em comida ou bebida.
Pensemos em Ester. Ela instrui Mardoqueu, dizendo:
(Ester 4:16) - Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nembebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.
A sentença de morte pesa sobre todos os judeus e sobre Ester, ainda que seja Rainha. O que mais lhe interessa? A chacina está decretada. É em meio à crise de tal magnitude que ele proclama um jejum absoluto.

JEJUMSOBRENATURAL

Temos referências a jejuns absolutos prolongados, mas que certamente são de caráter sobrenatural, pois ao natural as pessoas não poderiam ter sobrevivido. O primeiro é o de Móisés. Por duas vezes, praticamente sem intervalo, esteve por quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus no monte, durante os quais não comeu e nem bebeu. Ele mesmo testifica:

(Deuteronômio 9:9-18) –“... Fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi, e água não bebi... E me lancei perante o SENHOR, como antes, quarenta dias, e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.

No primeiro período, Moisés recebeu as tábuas da Lei, escritas pelo dedo de Deus. No segundo,...
tracking img