Jeitnho brasieliro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROSELÚCI JARDIM RAMOS MAFIA

O Jeitinho Brasileiro
a arte de ser mais igual que os outros

BELO HORIZONTE, MARÇO DE 2003

ROSELUCI MAFIA

O Jeitinho Brasileiro a arte de ser mais igual que os outros
Artigo apresentado referente à disciplina de Cultura Organizacional, no Mestrado Profissional em Administração, da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, sob a orientação do Dr. DomingosGiroletti.

Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo

O Jeitinho Brasileiro a arte de ser mais igual que os outros

A obra “O Jeitinho Brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros” de Lívia Barbosa, trata-se de uma adaptação de sua tese em Antropologia Social do Museu Nacional defendida na década de 80. Após a defesa, surgiram várias sugestões de acadêmicos para que sua tese dedoutoramento fosse acessível ao público não especializado por meio de um livro. O livro procura entender, como base nos preceitos da sociologia, o ““jeitinho” brasileiro”. Tal procedimento busca encarar o objeto de pesquisa como um processo estrutural que faz parte da sociedade brasileira, deixando de lado a idéia de que o ““jeitinho” brasileiro” seja apenas um fato do folclore nacional ou até mesmoum costume inocente dos brasileiros. O prefácio do livro foi escrito por Roberto DaMatta, que identifica o “jeitinho” de maneiras distintas, dentre elas destaca-se três: o “jeitinho” como uma maneira de se resolver problemas que vão ao encontro de alguma norma, proibição ou lei; como uma dificuldade das pessoas de se verem como iguais perante as leis e como um ato próximo à corrupção, revelando amalandragem social do brasileiro. Neste sentido o estudo de Barbosa se faz valer pelo aprofundamento das interpretações simbólicas e ideológicas que tangem o cotidiano brasileiro, investigando o nosso país como ele realmente é, buscando compreender tal prática social vivida por todos setores da sociedade brasileira. Para tal, a autora não se prendeu totalmente a modelos econômicos brasileiros quepoderiam explicar em parte a questão do “jeitinho”, nem levou em conta somente as observações culturais. O estudo se fez através do híbrido das questões econômicas, políticas e culturas. O foco de estudo escolhido foi pertinente, pois caso a autora se aprofundasse em somente temas políticos e econômicos privilegiando os macroprocessos, estaria retornando as metodologias usadas no início do séculoXX. Esta prática de estudo, utilizada para explicar diversos procedimentos da história brasileira foi fortemente adotada nas décadas de 10, 20 e 30 do século anterior. A partir dos anos 30 e durante os 40 próximos anos, acadêmicos e estudiosos voltaram seus olhares para a área cultural, antenados para os usos e costumes do povo brasileiro, para sua estrutura familiar, sua religiosidade e seudia-a-dia.

Mas é importante ressaltar que nas duas correntes de interpretação temos perdas, por esse motivo Lívia Barbosa opta pela utilização de ambas as metodologias fornecendo um estudo procedente a respeito do “jeitinho brasileiro”. Sendo assim, o objeto central do livro ”O Jeitinho Brasileiro – a arte de ser mais igual que os outros” é o estudo do “jeitinho brasileiro” como ponto de partidapara uma análise do universo social brasileiro. Trata-se de uma caminhada pelo nosso cotidiano que objetiva verificar os valores que embasam nossa sociedade e ajudam a construir a identidade nacional. Apesar do “jeitinho” ser bastante utilizado e conhecido no dia-a-dia dos brasileiros, na historiografia brasileira não se encontra um número significativo de estudos sociológicos realizados a respeitodo tema. Entre os anos de 1966 a 1982 são identificados apenas cinco obras ou ensaios que tratam do tema em questão. No ano de 1966, encontramos dois autores que estudam o “jeitinho brasileiro”: Alberto Guerreiro Ramos e Roberto Campos. O primeiro autor citado verifica em seus estudos o “jeitinho” como um mecanismo existente não só no Brasil mas também em outros países latinoamericanos. Tal...
tracking img