jeitinho brasileiro

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
O JEITINHO FALADO
O jeitinho falado mostra que há vários modelos de personalidade de tipos de fala, conversas, na verdade tipos de sotaques , no qual a origem de falar vem de variedades de culturas. As pessoas entrevistadas expressam aprovação e desaprovação, raramente tem indiferenças ou descasos, então vemos que há duas maneiras das pessoas falarem sobre o jeitinho, uma positiva e a outronegativa, que na verdade são valores para que seja o jeitinho positivas, que aprova, o louvam, o valoriza e a negativa que rejeita e desaprova.
Mas observamos que, nessas circunstancia seria então colocado como um modelo padrão de jeito no sentido de país, sendo assim, tanto em nível educacional, religião, sexo e cor bastantes distintos, podendo se privilegiar das esfera politicas e econômicas,é na verdade um modo positivo de aprovação para o jeitinho, mesmo que cause um distorção institucional brasileira por causa da variedade de cultura em nosso pais, associados a visão do mundo. Por outro lado vemos que a parte negativa são na verdade discursos compartilhados pela elite intelectual e política do país como discurso de vanguarda.
DISCURSO POSITIVO E POPULAR SOBRE O JEITINHO
Aquipodemos observar o tipo de versão específica apresentado sobre o jeitinho e o vocabulário utilizado, pois tem suas características marcantes. O falar positivo sobre o jeitinho, é basicamente falar de aprovação, faz parte do caráter brasileiro, é nosso lado cordial, simpático, alegre e esperto, exemplo “quem usa é esperto; e quem não usa é otário”, outro exemplo seria aquele das característica como:“O povo brasileiro é um povo muito amigo e simpático”, seria no entanto, um jeito de humanizar as relações.
Os eventuais contra tempos como doenças da família, fila no INSS, a pressa, etc, tudo isso é ligado a forma de vida individual. Os fatores como: “O trem chegou atrasado”, “minha mãe ficou doente”, “por isso não entreguei o trabalho, a sra pode da um jeito?”. Seria desculpas para conseguiralgo necessário do individuo, talvez para encobrir uma irresponsabilidade condicionada ao individuo, o importante é que da para dar um jeitinho nessa situação.
“Ter pressa” é um jeitinho muito usado e justo de pedir por aquele que esta mais “necessitado”, esta mais ligado a condição humana, esta ligado a condição daquele que mais precisa e na compreensão de quem manipula a situação naquelemomento, isso também é uma justificativa para utilização do jeitinho.
O discurso positivo sobre o jeitinho é fundada também na razão prática para resolve problemas, um exemplo bem claro de discurso: “Se a gente pode dar um jeitinho, por que não faze-lo”, ”estamos aqui para descomplica, para dar um jeitinho” . E também a complementação das relações sociais: “ter boa vontade é fundamental”, se todosagissem dessa forma, o mundo seria diferente”, “uma mão lava a outra, e as duas lavam o rosto”, e por ai vai.
Mas também é fundamental estar presente tanto o discurso positivo como o negativo, de forma que o positivo receba críticas, não ao sistema, das estruturas econômicas e politica, mais sim ao próprio homem que nela está agregada. O discurso positivo prega mudança numa ordem moral, enquantoa negativa numa ordem política, social e legal.
O jeito é percebido como elemento pessoal envolvendo a simpatia, boa vontade, charme, otimismo, modo de pedir, maneira de falar e outros fatores que não tem na da a ver com os desmandos e influencia institucional e quebra de normas legais. Esses elementos ditos, que na verdade são aspectos que se insere no jeitinho brasileiro, é tipicamente umaqualidade nossa.
Tudo esta ligado ao povo, o povo brasileiro, como diz o autor, é uma entidade mágica de todos os discursos, é alguém que, “apesar de tudo”, da “crise”, dos “políticos”, “da divida externa”, do “imperialismo americano”, etc., é um povo alegre, cordial, aquele que da um jeitinho para tudo e para todos, adora chope, futebol, samba e carnaval.
VARIAÇÃO SOBRE O MESMO TEMA
É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jeitinho brasileiro
  • O Jeitinho do Brasileiro
  • O Jeitinho Brasileiro
  • Jeitinho brasileiro
  • Jeitinho brasileiro
  • Jeitinho brasileiro
  • Jeitinho Brasileiro
  • Jeitinho brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!