Jeant Willian Fritz Piaget

459 palavras 2 páginas
Jean Piaget

Piaget nasceu em, Neuchâtel dia 9 de agosto de 1896 e faleceu em, Genebra dia 16 de setembro de 1980.
Filho de Arthur Piaget, professor de língua e literatura medievais, e de Rebecca Suzane.
Estudou na universidade de Neuchâtel (1918- Biologia) e universidade de Zurique, onde lecionou Psicologia de 1929 à 1954.
Piaget foi um epistomólogo suíço, que defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética.
Desde muito cedo Piaget demostrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho cientifico. Formado em biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Dai o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. As teorias de Piaget tem comprovação em bases científicas, ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência mas, experimentalmente comprovou suas teses.
Resumir a teoria de Piaget não é uma tarefa fácil, pois sua obra tem mais paginas que a Enciclopédia Britânica. Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até as vésperas de sua morte, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos.
Desenvolvimento Moral: é dividido em 3 fases ( anomia, heterônoma, autônoma).
Organização e adaptação: diz sobre o aumento da maturação da criança e sua capacidade de adaptação.
A Equilibração: trata-se de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.
Estágios de desenvolvimento: Período Sensório- Motor, Período Pré-operacional, Estagio Operatório-Concreto, Estagio

Relacionados