Jeans, uma bandeira velha, azul e desbotada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Parte: História – O índigo, o denim, a origem do jeans e os garimpeiros


“A Terra é azul”, já dizia o astronauta russo Yuri Gagarin, quando deu sua primeira volta ao mundo. Porém o que ele não sabia é que sua frase se transformaria numa conotação, usada em uma época quando ninguém tem mais palavras para explicar o fenômeno azul que começou a tomar conta da Terra lá para os anos de1950 e 1960, o fenômeno do blue jeans.

Tudo começou graças a uma plantinha milenar proveniente do indigueiro usada pelos chineses a mais de cinco mil anos. É considerado uma das tinturas mais antigas e naturais da história e provavelmente uma das mais importantes, o índigo.
Através de um processo de extração de seu sumo obtêm-se o famoso corante que deu o nome ao centenário índigo blue.A importância desta plantinha é tão grande, que Mão-Tes-Tung ao perceber o crescimento acelerado de seu consumo e o início de uma crise, proíbe todas as exportações de índigo da China. Porém nada conseguiu inibir a comercialização deste azul.

Nime, é uma cidade francesa em que desde o final da idade média era produtora dos setores mais importantes da atividade têxtil: a lã e a seda.Caracterizada por particularidades como, a de utilizar o desperdício de outras fazendas para produção de uma nova. A capacidade de adaptar-se às disponibilidades existentes, utilização de matérias primas mais econômicas, além de conseguir, por mais difícil e sacrificante que fosse, atender a enorme demanda do mercado, durante mais de três séculos transformou a indústria têxtil no principal recurso e meiode sobrevivência de seus habitantes.

Foi nessa pequena cidade francesa que surgiu o denim, um tecido de algodão rústico tingido com índigo, muito disputado pelos comerciantes da época, cuja a sua cor tinha o azul daquela plantinha chinesa, e que com sucessivas lavagens ia se desbotando e ficando com aspecto de gasto.

Conta a história, que para servir os mercados estrangeiros, foramabertos dois pontos de venda de denim: Cadiz e Gênova.
Gênova tem um papel especial neste conto, pois além de comercializar a sarja, ela é a responsável pelo nome denim, já que trata-se de uma deformação da expressão ‘toile de Nimes’.

Como já foi dito anteriormente, desde a Idade Média já se utilizava o denim em Gênova. Este tecido azul e resistente era usado para velas de barcos, mochilas e omais interessante, como calça do uniforme dos marinheiros genoveses.

Enquanto isto, nos estados Unidos da América, mais precisamente na Califórnia e principalmente São Francisco – na época uma cidade com apenas 30 mil habitantes, estava acontecendo algo extraordinário, a corrida ao ouro. É isto mesmo, OURO! OOOUUURRROOO!!! Não é preciso dizer qual foi a repercussão deste grito quando ecoadopelas montanhas da Califórnia. Uma verdadeira invasão de mais de 100 mil pessoas, com um único intuito, ficar milionário.
É claro que não foram todos ao mesmo tempo, talvez o termo invasão seja o mais apropriado já que foi preciso primeiro colonizar o hinterland selvagem, para depois correr atrás das pepitas.
Agora o Oeste estava repleto de aventureiros à procura de ouro.

Nesta mesma época umcomerciante jovem, pespicaz e anônimo, nascido a 26 de fevereiro de 1829 em Buttenheim, na Alemanha, resolveu deixar seu país e ir morar com seu cunhado, estabelecido em Nova York. Não tardou muito para este jovem ouvisse o ecoar do grito OOOUUURRROOO!!! E fosse também tomado pela tal febre da época. Foi por volta de 1850 que tudo começou, e o rapaz até então anônimo “passou” a se chamar: LEVISTRAUSS.

É necessário alertar ao leitor, para que não o confunda com o famoso LEVI STRAUSS antropólogo, porém é fundamental reconhecer que não só o nome mas também a importância e a fama de ambos se equipararam.O antropólogo, com seu brilhantismo intelectual e sua inigualável contribuição para o estudo científico, eo comerciante astuto e inteligente, com uma apurada visão de marketing para...
tracking img