Jean piajet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assimilação e Acomodação
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias(WADSWORTH,1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
O próprio Piagetdefine a assimilação como (PIAGET), 1996, p. 13):
... uma integração à estrutura prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas semdescontinuidade com o estado precedente, isto é sem serem destruídas, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação.
Isto significaque a criança tenta continuamente adaptar os novos estímulos aos esquemas que ela possui até aquele momento. Por exemplo, imaginemos que uma criança está aprendendo a reconhecer animais, e até omomento, o único animal que ela conhece e tem organizado esquematicamente é o cachorro. Assim, podemos dizer que a criança possui, em sua estrutura cognitiva, um esquema de cachorro.
Pois bem, quandoapresentada, à esta criança, um outro animal que possua alguma semelhança, como um cavalo, ela a terá também como cachorro (marrom, quadrúpede, um rabo, pescoço, nariz molhado, etc.).
Notadamente,ocorre, neste caso, um processo de assimilação, ou seja, a similaridade entre o cavalo eo cachorro e o cachorro (apesar da diferença de tamanho) faz com que um cavalo passe por um cachorro em função dasproximidades dos estímulos e da pouca variedade e qualidade dos esquemas acumulados pela criança até o momento. A diferenciação do cavalo para o cachorro deverá ocorrer por um processo chamado deacomodação.
Ou seja, a criança, apontará para o cavalo e dirá “cachorro”. Neste momento, um adulto intervém e corrige, “não, aquilo não é um cachorro, é um cavalo”. Quando corrigida, definindo que se...
tracking img