Jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIA DA APRENDIZAGEM
















JEAN PIAGET

























SÃO PAULO – 2012

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIA DA APRENDIZAGEM












JEAN PIAGETTrabalho apresentado à Profª. Clarissa para obtenção de nota bimestral na disciplina Processos Psicologia do Desenvolvimento e Teoria da Aprendizagem.






















SÃO PAULO – 2012





SUMÁRIO



1 – INTRODUÇÃO 4
2 – TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PIAGET.................................7
3 – PERIODODO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JEAN PIAGET 9
4 – DESENVOLVIMENTO DA MORAL E ÉTICA 13

5 – CONCLUSÃO 15

6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....16








1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar os conceitos que permeiam a Epistemologia Genética de Jean Piaget, solicitado pela disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teoria da Aprendizagem, ministrada pela professoraClarissa Castilho.
Inicialmente é necessário recorrermos à etimologia da palavra. Epistemo, em latim, significa conhecimento e logia significa estudo. Sendo assim, a Epistemologia é o estudo da forma como o conhecimento é adquirido.
Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel, Suíça, em 1896. Faleceu em 1980. Formou-se em biologia aos 19 anos e dois anos mais tarde obteve o grau de doutorem filosofia. Em Paris trabalhou com Binet na padronização de um teste de inteligência infantil. Neste trabalho, o que lhe chama atenção são as respostas “erradas” das crianças. Piaget verifica que havia relação entre o tipo de resposta “errada” e a idade da criança. Isto o leva a concluir que a inteligência das crianças mais novas é qualitativamente diferente das mais velhas, ou seja, a maneirade pensar é diferente.
Portanto, preocupou-se com a gênese do conhecimento, como as pessoas conhecem o mundo e quais os processos que a pessoa usa para conhecer a realidade. Esse teórico preocupou-se como o homem constrói o conhecimento e como ele se organiza e desenvolve-se. Segundo sua visão a criança é o ser que mais constrói conhecimento, portanto suas pesquisas e observaçõesvoltaram-se para a construção e aquisição de conhecimento pelo homem na idade infantil e adolescência.
Inicialmente, sua pesquisa foi baseada na observação minuciosa de seus três filhos, Jacqueline, Laurent e Lucienne, desde os primeiros anos de sua vida. Ele observou o modo como o pensamento das crianças desenvolvia-se durante a infância e a adolescência e propôs sequências universais dodesenvolvimento cognitivo.
Utilizou como técnica de pesquisa o método clínico, que havia aprendido na clínica de Bleurer e nos cursos de práticas da Sorbonne. Percebeu, depois, que o estudo do pensamento expresso apenas verbalmente fornece um quadro incompleto da estrutura cognitiva e de seu desenvolvimento. Passou, então a utilizar o método clínico modificado, em que dá a criança objetos concretospara manipular durante a entrevista.
Como psicólogo infantil, Piaget produziu uma das mais importantes teorias sobre o desenvolvimento humano. A sua teoria se destaca pela produção contínua de pesquisas, pelo rigor cientifico de sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria, especialmente no campo da Educação. Fundou o Centro Internacional da Epistemologia Genética, emGenebra, Suíça no ano de 1955.
Segundo Bock (1999), a teoria de Piaget é referência para compreendermos o desenvolvimento humano e para respondermos às perguntas como e por que o indivíduo se comporta de determinada forma, em determinada situação e momento de sua vida.
Essa autora afirma que o desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O...
tracking img