Jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Piaget, um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia.

Foto Piaget (Fonte Nova escola).

Jean, foi o nome mais influente no campo da educação.
Nasceu nacidade de Neuchâtel (Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980.
Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética (epistemo = conhecimento /logia = estudo). Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Não existe, entretanto, ummétodo Piaget, como ele mesmo gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de tudo, foi biólogo e dedicou a vida a submeter à conservação científica rigorosa o processo deaquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
Em 1978, foi morar na cidade de Zurique, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica depsiquiatria. Estudou Psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.
Jean Piaget acreditava basicamente, que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuasentre o individuo e o meio físico e social é o que podemos chamar de pensamento Construtivista ou Construtivismo.
Essa teoria nos remete a pensar que a educação deve ser um processode construção de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade, por um lado alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento jáconstruído.
As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo.
Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formarcidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.
tracking img