Jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE



Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência mas, experimentalmente, comprovou suas teses. 

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada.Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.



BREVE RELATO SOBRE O AUTOR



Sir Jean William Fritz Piaget

Jean Piaget nasceu na cidade de  Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980.

Foi onome mais influente no campo da educação. Antes de mais nada era um biólogo, mas se especializou em psicologia evolutiva e epistemologia genética e também foi um filósofo.

Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico.

Suasprimeiras pesquisas em psicologia, como coordenador do Instituto Jean-Jacques Rousseau, resultam em um ciclo de cinco publicações: A linguagem e o pensamento na criança (1923); O raciocínio da criança (1924); A representação do mundo na criança (1926); A causalidade física na criança (1927); e O julgamento moral na criança (1931).

Foi professor de psicologia na Universidade deGenebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.
Piaget também teve um considerável impacto no campo da ciência da computação.Seu trabalho foi usado como fundamentação ao desenvolver a linguagem de programação Logo.



RESENHA- INTRODUÇÃO


O desenvolvimento mental da criançaDo estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. 

Ao estudar seus filhos, percebeu o papel real das ações, que servem como ponto de partida para operações de Inteligência. Percebeutambém, que crianças são um tanto egocêntricas, não por pensam só em si mesmas, mas por defenderem com afinco seus pensamentos.

O desenvolvimento psíquico, começa quando nascemos e evolui em direção a um equilíbrio final, que é representado pela fase adulta, porém deve-se diferenciar a desenvolvimento do corpo e o da mente, que na maioria dos casos difere bastante. Portanto a construção mental écontínua, à medida que acrescentamos algo, se tornará mais sólida. Ao compararmos uma criança a um adulto, nos vem a cabeça que seus pensamentos e ações são completamente diferentes, mas, olhando mais adiante percebemos formas de pensar e de agir que não variam com a idade. Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, mostrando como ocorre a diferenciação mental na criança, nas formas de organizar ospensamentos no aspecto social, intelectual e afetivo.

A distinção da criança e o adulto se dá em seis estágios:

1° Estágio: Reflexos – Primeiros instintos e primeiras emoções.


2°Estágio: Primeiros hábitos motores e percepções organizadas.


3° Estágio: Inteligência senso-motor ou prática – Antecede a linguagem. Regularização afetiva.



4°Estágio: Inteligência intuitiva –sentimentos espontâneos e individuais, aprende a obedecer o adulto.




5° Estágio: Operações intelectuais concretas e posições morais
e sociais.



6° Estágio: Formações intelectuais abstratas e
formação da personalidade, inserção na vida
afetiva e intelectual na sociedade adulta.


Capítulo 1: Lactância


O período que vai do nascimento até a aquisição da linguagem é marcado...
tracking img