Jean piaget e sua teoria psicocognitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."

Jean Piaget

"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."

Jean Piaget

Jean Piaget e sua teoriaPSICOCOGNITIVA.
Psico(mente)+cognição(aquisição de conhecimento)

Conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean William Fritz Piaget, psicólogo e filósofo, foi um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia. Nasceu na Suíça em 09/08/1896. Casou-se em 1923 com Valentine Châtenay uma de suas ex-alunas e teve 3 filhas, Jacqueline (1925), Lucienne(1927) e Laurent (1931). Faleceu aos 84 anos em Genebra aos 17/09/1980. Seu pai (Arthur Jean Piaget), um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval na Universidade de Neuchâtel.
Desde criança Piaget interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia e foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade.
Aos sábados,trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural.
Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado aos 22 anos de idade e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia (teoria do conhecimento) e Educação, pesquisando sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais.
Foi professor depsicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica e considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.
Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano, que tenta nosexplicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência, mas experimentalmente, comprovou suas teses.Fundou e dirigiu até a data de seu falecimento o Centro Internacional para Epistemologia Genética.
Ao longo de sua brilhante carreira, escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.
Com o nascimento de sua primeira filha e intrigado com as respostas incorretas das crianças, opta por observar crianças em contextos como escola e parques, realizando pesquisas empíricas com suasfilhas, onde desvendou muitos dos enigmas da inteligência infantil, passando grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio, chegando a conclusão que o ser humano passa por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis as quais denomina estágios e períodos do desenvolvimento, que se caracterizam por diferentes maneiras do indivíduo interagircom a realidade , ou seja, de organizar seus conhecimentos, visando sua adaptação ocorrendo assim, modificações progressivas dos esquemas de acomodação e assimilação. Mostrou que os seres humanos se desenvolvem a partir de interações com o mundo e o aprendizado é um processo gradual. Para descrevê-lo elaborou a teoria do desenvolvimento intelectual por estágios, cujo ponto de partida é a posiçãoegocêntrica, aquela em que a criança não distingue a existência de um mundo externo separado de si próprio.
Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar no caminho da aprendizagem autônoma.
Segundo Piaget, a...
tracking img