Jean-marie tjibaou centro cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSER – Associação de Escolas Reunidas
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro
Curso de Arquitetura e Urbanismo

Jean-Marie Tjibaou Centro Cultural
Tecnologia das Construções III


Rio Claro, 02 de dezembro de 2011
Conteúdo
Introdução 3
Renzo piano 4
História 5
Geografia 6
Conceito de planejamento 7
Materiais utilizados 9
Imagens 10
Bibliografia 12Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto do “Jean-Marie Tjibaou Centro Cultural” do arquiteto Renzo Piano, obra construída em 1998.

Renzo piano

Renzo Piano, arquiteto Italiano nasceu em 14 de setembro de 1937 em Gênova - Itália, no seio de uma família rica de empresas de construção.
Renzo licenciou-se em 1964 na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão.Enquanto estudante, trabalhou num projeto sob a orientação de Franco Albini, visitando regularmente os edifícios que o seu pai coordenava, visto que este trabalhava no ramo da construção civil. Entre 1965 e 1970, terminou sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudo à Grã-Bretanha e América. É nessa altura que Renzo Piano conhece Jean Prouve, que se tornouseu grande amigo, tendo tido uma influência profunda na sua vida profissional e nos seus projetos.
Em 1971, Piano fundou a agência “Piano & Rogers" com Richard Rogers, seu sócio no projeto do Centro Pompidou em Paris. Mais tarde, em 1977, fundou o ateliê “Piano & Rice" juntamente com Peter Rice, uma personalidade profissional que havia trabalhado com Renzo Piano em muitos projetos,parceria esta que se prolongou até à data do seu falecimento, em 1993. Finalmente, Piano fundou então o seu atual ateliê em Gênova, conhecido como “Renzo Piano Building Workshop”, criando paralelamente, escritórios independentes em Paris e Gênova.
A sua equipe de trabalho abarca cerca de 100 pessoas especializadas em determinados campos subjacentes aos seus projetos arquitetônicos (coordenadores,especialistas, sócios, etc), tendo ainda como colaboradores alguns arquitetos associados (consoante a obra em questão), como é o caso dos “ARB arquitectos” que colaboraram com ele no projeto do Centro Paul Klee. O seu histórico arquitetônico conta já com uma vasta gama de obras muitíssimo conhecidas e conceituadas a nível mundial (onde se destaca o Centro Georges Pompidou). Porém, Piano não se cansa deproduzir a sua fantástica arquitetura high-tech que fascina qualquer pessoa desde o seus meros esquissos carregados de simbolismo, às suas imponentes construções envoltas de um característico misticismo e magia que dão toda a vida às suas obras.

História

O Jean-Marie Tjibaou Centro Cultural , na estreita península Tinu , cerca de 8 km a nordeste do centro histórico de Nouméa , a capital daNova Caledônia , comemora a cultura Kanak, uma cultura indígena da Nova Caledônia. Foi inaugurado em Junho de 1998 e foi projetado pelo italiano arquiteto Renzo Piano e nomeado após Jean-Marie Tjibaou , o líder do movimento de independência, que foi assassinado em 1989 e que teve uma visão da criação de um centro cultural que mistura a herança linguística e artística do povo Kanak.
As tradiçõesde construção Kanak e os recursos da arquitetura moderna internacional foram misturadas por Piano. O layout tem curvas formais axial, a 250 metros de comprimento no alto da serra, contém dez grandes casos cônicos ou pavilhões (todos de diferentes dimensões) modelada na Grande Kanak tradicionais de design Hut. O edifício é rodeado por uma paisagem que também é inspirado por elementos de designtradicional Kanak. Marie Claude Tjibaou, viúva de Jean Marie Tjibaou e atual líder da Agência para o Desenvolvimento da Cultura Kanak (ADCK), observou: "Nós, os Kanaks, vê-lo como o culminar de uma longa luta para o reconhecimento da nossa identidade; por parte do Governo francês é um gesto poderoso de restituição".
Quando os acordos de Matignon foram assinados entre os representantes da França e...
tracking img