Jean-jaques rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Para muitos autores Rousseau é considerado o “pai da pedagogia moderna”, visto que ele se preocupou com uma relação de adequação entre o conhecimento que era assimilado pelo aluno e a sua fase psicocognitiva. Dessa forma, Rousseau foi um grande crítico do sistema educativo que predominava na França em meados do século XVIII, pois para ele os alunos repetiam aquilo que aprendiam e nãorefletiam diante do conhecimento. Portanto, nesse sistema educativo vigente não havia uma preocupação de fato com a relação entre o conteúdo que o aluno estava entrando em contato e a faixa etária. Um dos pontos importantes do livro Emílio, ou da Educação é que Rousseau mostra como é significante fazer com que o aluno reflita sobre conceitos já aprendidos para concluir outras questões. Assim,esse é um ponto que devemos ressaltar na proposta pedagógica de Rousseau, de que os conceitos devem ser assimilados pelos alunos de modo que eles tenham a possibilidade de resolver questões práticas a partir desses conhecimentos.
Palavras-Chaves: Educação, Natureza, Indivíduo e Sociedade

RESUMEN

Para muchos autores Rousseau es considerado el "padre de la pedagogía moderna", ya que se referíaa la relación entre la adecuación de los conocimientos que fue asimilada por el estudiante y su fase psicocognitiva. Así, Rousseau era un gran crítico del sistema educativo que imperaba en Francia en el siglo XVIII a mediados, ya que para él los estudiantes repitan lo que han aprendido y que no reflejaba en el conocimiento. Por lo tanto, en este sistema de educación actual no es realmente unapreocupación por la relación entre el contenido que el estudiante estaba en contacto y edad. Uno de los puntos importantes del libro de Emilio, o la educación es que Rousseau muestra lo importante que es que los estudiantes reflexionen sobre los conceptos ya aprendidos para completar otros asuntos. Así que este es un punto que hay que destacar en la propuesta educativa de Rousseau, los conceptos quedeben ser asimilados por los alumnos para que tengan la capacidad de resolver cuestiones prácticas de dichos conocimientos.
Palabras clave: Educación, Naturaleza, individuo y sociedad.
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 02 de julho de 1778 em Ermenoville (França). Éconsiderado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789).
Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, um relojoeiro, até os 10 anos de idade. Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do pai. Na adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta épocaestudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música. No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia. No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais ereligiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume.
De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767. Rousseau tem cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato. Uma ironia, já que anos depois escreve o livro Emílio, ou Da Educação que ensina sobre comodeve-se educar as crianças. Ele era um ego ambulante e talvez o primeiro homem a referir-se a si mesmo na terceira pessoa. Apesar de não ser um  dos mais brilhantes filósofos, foi um dos mais populares. Em sua filosofia, os sentimentos e a irracionalidade muitas vezes se sobrepuseram à argumentação intelectual. Na verdade, ele insistiu na busca de uma autoconsciência que procurou experimentar a...
tracking img