JEAN JAQUES ROUSSEAU - O DESCOBRIDOR DA CRIANÇA

2688 palavras 11 páginas
RESUMO pdI
JEAN JAQUES ROUSSEAU – Considerado o descobridor da criança, foi o verdadeiro iniciador dos estudos do desenvolvimento
Em seu livro “Emílio” Rousseau descreve a infância e o desenvolvimento de uma criança imaginária em contato com a natureza, Rousseau tenta uma descrição dos estágios pelos quais a criança vai passando, do nascimento a puberdade. Procura descobrir como a natureza leva uma criança a desenvolver-se “em suas faculdades e em seus órgãos”. Diz também que devemos estudar a criança antes de querer educa-la.
ESTUDIOSOS ANTIGOS QUE PUBLICARAM REGISTROS DE SUAS OBSERVAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS:
Dietrich Tiedman, Alemanhã 1787 – Publicou a primeira observação sistemática da evolução mental da criança, foram observações que colheu do seu filho desde o nascimento até 3 anos de idade.
Johann Heinrich Pestalozzi- Escreveu sob a forma de diário as informações que ia fazendo do desenvolvimento do seu filhinho.
Guilherme T. Preyer- Sob forma de diário publicou um estudo que tinha por titulo “A alma da criança”
Situação Atual: Atualmente, a psicologia do desenvolvimento é um campo da psicologia com objetivos e métodos bem definidos.
OBJETIVOS: Procura descrever as funções psicológicas das crianças: suas reações intelectuais, sociais e emocionais em diferentes idades e descobrir como tais funções mudam com a idade, quando e como cada tipo de comportamento vai aparecendo.
Hoje já há normas de estabelecimentos para vários comportamentos:
Tabelas de Desenvolvimento Motor: Indicam quando uma criança consegue levantar o queixo, sentar-se, engatinhar, andar, pular num só pé, etc.
De desenvolvimento da linguagem: Pelas quais sabemos quantas palavras aproximadamente é constituído o vocabulário de uma criança aos 18 meses, com 1 ano, 2 anos etc.
Preocupação dos psicólogos: O que explica o fato de a criança tornar-se menos desajeitada ao andar, mais fluente na fala, mais lógica ao

Relacionados