Jean Jacques Rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Jean Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico, político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 ideiasinfluenciaram a Revolução Francesa (1789). de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas
Rousseau  nasceu órfão de mãe, pois a mesmamorreu durante o processo de parto, não chegando sequer a conhece-lo, foi educado pelo pai, um simples relojoeiro, até completar 10 anos de idade. Em 1722 o menino Rousseau dá de cara com a mortenovamente, desta vez perdeu seu pai.
sdfgh
Em sua adolescência estudou em uma escola religiosa na qual era obrigado a seguir as rígidas regras da instituição. Foi um bom aluno, estudou muito edesenvolveu o gosto pela leitura e pela música. No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escreveralguns verbetes para a Enciclopédia.

Suas obras versavam sobre vários temas, que abrangiam desde investigações políticas, romances, até análises na área da educação, religião e literatura.
Oprincípio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. Um dos sintomas dasfalhas da civilização em atingir o bem comum, segundo o pensador, é a desigualdade, que pode ser de dois tipos: a que se deve às características individuais de cada ser humano e aquela causada porcircunstâncias sociais. Entre essas causas, Rousseau inclui desde o surgimento do ciúme nas relações amorosas até a institucionalização da propriedade privada como pilar do funcionamento econômico. 

Oprimeiro tipo de desigualdade, para o filósofo, é natural; o segundo deve ser combatido. A desigualdade nociva teria suprimido gradativamente a liberdade dos indivíduos e em seu lugar restaram...
tracking img