Jean carlu cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Carlu (1900- 1997)
Jean Carlu (1900- 1997)
CUBISMO

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Grafismo Multimédia - Alex Marlony Dias Dos Santos - Aluno 1090354

1 – O Cubismo
Cubismo é um movimento artístico que iniciou-se entre 1907 e 1914 em França nas artes plásticas, expandiu-se depois para a literatura e a poesia. Historicamente o Cubismo originou-se na obra de PaulCézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.
Constitui uma ruptura com a forma tradicional de representação ilusória do objecto no espaço, presente na arte desde o Renascimento. Estes vanguardistas, ilustravam a tendência do século XX para conceber sistemas complexos que não se referiam nem as formas da natureza, nem aos movimentos daemoção, e procuravam, independentemente de qualquer transcendência, libertar-se da estética dos séculos anteriores, para definir uma outra, nova, de uma humanidade confrontada com a sua própria criação.
A denominação de Cubisme tem origem numa observação feita pelo pintor francês Henri Matisse junto Á pintura de uma paisagem de Georges Braque no Salão de Outono de 1908. Matisse referira-se a“petits cubes”, junto ao crítico de arte Louis Vauxcelles, que, viria a utilizar num artigo o termo Cubisme, pela primeira vez.
Entretanto, é conhecido como marco inicial do Cubismo o quadro "Les demoiselles d'Avignon", do pintor espanhol Pablo Picasso, 1907, nele, Picasso apresenta algumas figuras angulosas e esquematizadas numa composição geométrica, onde as zonas de sombra são substituídas porlinhas paralelas e onde ficam evidentes as referências africanas.

Les demoiselles d’Avignon (Óleo sobre tela - Picasso, Paris 1907)

Como características do movimento cubista, podemos citar a geometrização de formas e volumes, a falta de perspectiva, perda da função do claro-escuro e representação de um volume colorido em uma superfície plana.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio defiguras geométricas, representando todas as partes de um objecto no mesmo plano. O pintor cubista tenta representar os objectos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas rectas .Na verdade, essa atitude de decompor os objectos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

O pintor cubista não representa, mas sugerea estrutura dos corpos ou objectos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Evolução do movimento
* Fase cezannista ou cezaniana - 1907 e 1909
Esta fase foi fortemente marcada pela obra de Cézanne, sobretudo no carácter analítico das formas e planos de cor, que influenciou aanálise de paisagens e objectos.
* Fase analítica ou hermética - 1909 a 1912 Decompondo a obra em partes, o artista regista todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura.
* Cubismo Sintético – 1913 a 1914 Essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaçosde madeira, vidro, metal e até objectos inteiros nas pinturas.
A partir de 1912 desenvolveram-se, dentro do Cubismo, Orfismo e a Proporção Áurea.

O estilo e o movimento se diversificaram através do trabalho de um número crescente de aderentes e porque aqueles que estiveram na sua origem começaram a trilhar caminhos separados.
O deflorar da Guerra confirmou este desmembramento com o facto dealguns dos principais cubistas terem sido chamados a cumprir o seus deveres militares. Era um “fait accompli”(Allard, 1913), o desmembramento do Império Cubista.

1.1 - O Movimento em Portugal
Em Portugal a influência Cubista enquadra-se no chamado Primeiro Modernismo.
A Revista Trimestral de Literatura Orpheu, editada em Lisboa, marca o início do Modernismo em Portugal e inspirou...
tracking img