Jean brunhes – geografia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Departamento de Ciências Agrarias e Ambientais – DCAA

Jean Brunhes – Geografia Humana



Jean Brunhes – Geografia Humana

Trabalho apresentado ao professor Celbo, da disciplina História do pensamento Geografico – HPG, da turma 1º Semestre do Curso de Geografia

UESC – Rodovia Ilhéus – Itabuna
Km 16 Bahia 05-07-2012
Introdução

São grandesos desafios da Geografia e este trabalho baseia na leitura e analise sobre Geografia Humana, por Jean Brunhes ou outros autores que seguem e compartilham essa geografia.
O presente artigo delineia-se a partir da importante contribuição do geógrafo para da importante contribuição do geografo para a disciplina e mostrando desde ascendência até os dias de hoje na concepção geográfica.
Onde a“Geografia Humana é o trabalho de cunho sistemático no qual antecipa todo o debate ambiental atual, desde o problema do desmatamento ao da água, em suas vinculações com o processo de formação do espaço” (MOREIRA, Ruy, 2009, pag. 75)

Jean Brunhes – Geografia Humana

Resumo – O artigo aborda conhecimento de Jean Brunhes que, no entanto é o mais conhecido por Geografia Humana e destaca a concepção devários autores humanistas, onde deixa suas propostas sobre Geografia Humana. A partir de uma visão humanística discute a geografia procurando valorizar a experiência do individuo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relação dos seus lugares.

Palavra-chave: Geografia Humana, contribuições para geografia, relações homem-natureza, corrente teórica.Contexto histórico – Jean Brunhes

Jean Brunhes viveu de 1869 a 1930. Brunhes é, no entanto o mais conhecido por geografia humana.
O conceito chave de Brunhes é o que se chama fatos essenciais, um modo de valorizar o dado visual e o empírico.
Viveu o imperialismo na África, onde na segunda metade do século XIX, a África foi colonizada e explorada por nações europeias como: Reino Unido,França, Holanda, Bélgica e Alemanha, este período ficou conhecido como neocolonialismo.
A guerra Franco-prussiana – uma disputa entre a França e os estados germânicos, liderado pela Prússia
A comuna de Paris – A luta dos proletariados
I guerra mundial
Revolução industrial
Brunhes é considerado o introdutor do pensamento dialético na geografia, e considera que sua reflexão entra-se na dialética ena ordem-desordem do espaço. A geografia humana começa na descrição da distribuição dos homens na superfície da terra.

A ascendência da geografia humana

A geografia muito tem lucrado nos três últimos séculos com as realizações em outras ciências. Em particular, a física, a química e a geologia, fundados antes de Darwin haver iniciado a sua obra, muito tiveram a contribuir. Em grande partecomo decorrência das pesquisas recentemente feitas na história da ciência hoje se verifica uma compreensão cada vez maior de que no século XVII foi fecundada para as ciências físicas.
A geografia foi de fato, quase desmembrada quando a teoria Darviana foi apresentada ao mundo, não sendo exagero declarar que, independente do novo vislumbre do lugar da vida sobre a terra, a separação poderia ter sidoseguida pela dissolução.
A aceitação das novas tendências de pensamento como salvação da geografia foi uma realização fundamental da obra Friedrich Ratzel
Segundo Ratzel seu âmbito de raciocínio era amplo e ele procurou compreender uma única ciência da humanidade, abrangendo uma Filosofia da história, Etnologia e a Geografia.
Para ele todo povo ou nação havia uma região adequada e culturalmenteos povos em ascendência tendia a ampliar e estender o espaço que controlava a expensas dos outros, de modo que as regiões de uma época, apropriadas ao status cultural especial dos povos, tendiam a ser reformulados no devido tempo a fim de ajustar-se as necessidades de comunidades mais rapidamente progressistas. (ESTALL e BUCHAMAN, 1976, pag 37)

A escola Francesa

Vidal de La Blache que...
tracking img