JEAN AMÓS COMENIUS E OS PRINCIPIOS DA EDUCAÇÃO UNIVERSAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3658 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JEAN AMÓS COMENIUS E OS PRINCIPIOS DA EDUCAÇÃO UNIVERSAL

Mariza de Oliveira Pinheiro/DAV/CCTA1
Carlos Alberto de Jesus/IFS2

Ao estudarmos e discutirmos a obra de Jean Amós Comenius, identificamos muitas semelhanças estruturais entre a escola de hoje e o sistema educacional proposto pelo pensador. Esta constatação nos instigou a aprofundar estes paralelos, entre algumas situações quevivenciamos em nossa prática pedagógica na escola de ensino médio, e até mesmo, na universidade, ou seja, nos atuais sistemas educacionais do Brasil. Para esse diálogo utilizaremos a obra Pampaedia, em seu capítulo, que trata da Pandidascália, e fragmentos da obra Didáctica Magna, também do mesmo autor.

1. O que é Pandidascália?

Pandisdascália é parte da obra intitulada Pampaedia, ou EducaçãoUniversal, de Comenius, que, por sua vez, se constitui em parte de uma obra maior: Deliberação Universal acerca da reforma das coisas humanas. Foi escrita em 1645, quando o autor estava no exílio, em Amsterdã e já havia vivenciado a desagregação política e cultural da Boêmia, sua terra natal.
A Pampaedia, ou Educação universal, ocupa o lugar central na deliberação, enquanto instrumento básicoda Reforma Universal. A obra sistematiza um ideal de instrução universal, não apenas ligado à escola, como na obra Didática Magna, mas um princípio de formação para toda a vida, inclusive a vida eterna. Nesta obra, estão contidas a filosofia, a pedagogia e a teologia de Comenius que segundo Gasparin (1994, p 95), “É um centro que ilumina retroativamente todas as suas demais obras”.
No capítuloda Pandidascália, Comenius apresenta os requisitos necessários para um verdadeiro Pandidáscalo, ou seja, o professor capaz de promover uma educação universal, que prepara o aluno para lidar com as coisas da natureza, da vida e com a morte.
A ideia central do capítulo é a apresentação de vinte e cinco problemas, que podemos chamá-los, de princípios norteadores da Didática comeniana, para o ensinouniversal. Os princípios constituem uma indicação metodológica e didática, da ação docente, sobretudo, detalha os meios e métodos para ensinar a todos todas as coisas, totalmente. Não é preocupação nossa detalhar tais problemas uma vez que a própria citação de muito de seus títulos já os identificam por si só, mas, como mencionamos anteriormente, a nossa intenção é identificar conceitosfundantes, cristalizados e ainda hoje sólidos, nas práticas pedagógicas e na estruturação dos sistemas educacionais.
Esta obra pode ser considerada como a maior obra pedagógico-educacional de Comenius, por conter noções pedagógicas de forma sistemática e harmoniosa com o objetivo de conduzir os homens para o mesmo fim, através do conhecimento e da fraternidade, conceitos universais utilizados naeducação.
Observa-se, na apresentação e desenvolvimento das ideias, que Comenius sempre remete a uma tríade (teceremos mais detalhes a diante). No que se refere ao conteúdo do texto, em primeira análise, percebe-se a religião, como elemento norteador, de maneira que, a santíssima trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – se revela, quando se relaciona ao conjunto de princípios e relações emergentes, como:a) nascer, viver e morrer; b) aprendizagem, conhecimento e sabedoria; c) a todos, tudo, totalmente, entre outros, que se apresentam ao longo do desenvolvimento da obra comeniana.

2. Os pilares da tríade principal: Todos, Tudo e Totalmente - elementos da universalidade


Omnes  Omnia  Omnimode
Todos  Tudo  Totalmente


1º) Todos (OMNES), significa que: “todo o gênero humano, sejaqual for a sua idade, o seu estado, o seu sexo e a sua nacionalidade” (GASPARIN, 1994, p.106). Este pilar é justificado, por Comenius, pelo fato de que Deus não faz discriminação entre os homens. Comenius funda as bases para a democratização do ensino, mesmo que não houvesse essa intencionalidade na época. Outro detalhe a se verificar é que, aparece aí o caráter da educação inclusiva. Para...
tracking img