jbuinj

521 palavras 3 páginas
Características do Realismo-Naturalismo em Portugal

O Realismo-Naturalismo
O Realismo-Naturalismo implica o distanciamento da subjetividade para o escritor. Aprofunda a narração de costumes contemporâneos da primeira metade do século XIX e de todo o século XVIII. Desnudam-se as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima; e buscam-se para ambas causas naturais ou culturais. O escritor se sente no dever de descobrir a verdade de suas personagens, no sentido positivista dissecar os motivos de seu comportamento.
Estreitando o horizonte das personagens e de seu comportamento nos limites de um acontecimento,o romancista acaba recorrendo, com frequência, ao tipo e à situação típica. A procura do típico leva, muitas vezes, o escritor ao caso, e, daí, ao patológico.
Em termos de construção, ocorre uma "limpeza" do processo expressivo, com a eliminação dos exageros românticos.
Assim, do Romantismo ao Realismo, há uma passagem do idealizante ao factual, que pode ser esquematizada nas seguintes características: objetividade: exame da realidade exterior ao indivíduo, realidade sem o intermédio da imaginação e do sentimentalismo; racionalismo: a inteligência como único meio para a compreensão da realidade objetiva; universalismo, impessoalismo: busca da verdade universal, impessoal, captada pelos sentidos e pela inteligência, e só aceita quando passível de ser testada, examinada, experimentada; arte compromissada, engajada: crítica, análise e denúncia da sociedade; contemporaneísmo: arte voltada para o seu próprio tempo, para os problemas de sua época; antiburguesismo, anticlericalismo, antitradicionalismo, antimonarquismo; preocupação formal: busca de clareza, de equilíbrio, de concisão no estilo, enxuto e limpo; lentidão da narrativa: descrições minuciosas, morosas, pormenorizadas das personagens - o plano da ação e da narrativa em segundo lugar; linguagem predominantemente denotativa, com privilégio da metonímia em detrimento da metáfora;

Relacionados