jboibbj

539 palavras 3 páginas
João Gabriel Oliveira de Souza
Rafael Borges Moreira
Thalisson Meneses Passos
RA: C37AEI-1 C363HF-9 C15BED-7
Turma: EC1A30 EC2A30
Disciplina: Ciências Sociais

Brasília-DF
2014

Max Weber (1864-1920) é considerado um dos fundadores da sociologia. Dotado de um incomum senso da realidade política que o cercava, analisou a relação entre o desenvolvimento do capitalismo e as religiões protestantes. Foi também o primeiro a atentar para o papel da burocracia nos estados modernos. Segundo Weber, a mesma racionalização progressiva que libertou o homem da ignorância e das superstições tendia a escravizá-lo em rígidas estruturas institucionais.
Karl Marx e Max Weber tinha em comum o mesmo campo de visão da sociedade, ou seja, ambos estudavam o caráter capitalista e a economia. Marx defendia que se a sociedade não fosse socialista/comunista a sociedade nunca seria “igualitária”. Já Weber defendia que que as classes sociais se baseavam em três fatores distintos: poder, riqueza e prestigio. Ele também falava que a sociedade é dividia em várias camadas e não apenas duas como dizia Marx, para isso contribuíam outros fatores além do material.
Um personagem que mais se encaixa com a teoria de Weber é o Silvio Santos, que antes era um camelô e a partir disso construiu seu “império”. Assim inspirando muita gente pois sabem que podem ser bem sucedidas mesmo nascendo pobre. Um dos intelectuais mais importantes do Brasil, o geógrafo Milton Santos acumulou numerosos títulos honoris causa pelo mundo. Milton Santos buscava tirar a geografia de seu isolamento, agregando contribuições da economia, sociologia e filosofia. Entre suas obras mais importantes estão: "O Centro da Cidade de Salvador" (1959); "A Cidade nos Países Subdesenvolvidos" (1965); "O Espaço Dividido" (1978); "Espaço e Sociedade" (1979); "Espaço e Método" (1985); "A Urbanização Brasileira" (1993); "Por uma outra Globalização" (2000).
O termo globalização surgiu após a

Relacionados