jbnl

554 palavras 3 páginas
ALCA (Área de Livre Comércio das Américas): teria como objetivo a eliminação de todas as barreiras comerciais entre os 34 países americanos, com exceção de Cuba. se houvesse apenas uma área de livre comércio entre os países das Américas eles, os norte-americanos, poderiam suprir todo o comércio com seus produtos e recuperar em cima de nós suas perdas comerciais. Se o Brasil tivesse entrado na ALCA os produtos norte-americanos entrariam mais baratos quebrando as empresas, gerando desemprego e miséria, por isso o Brasil recusou. Ameaçado pelas economias externas, união européia e MERCOSUL, os estados unidos começava uma tentativa de desestabilizar o Mercosul.
Acordos de livre comercio:
UNASUL: é um bloco que visa a fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais entre as doze nações da América do Sul. Esse projeto foi proposto em 2004, mas so foi assinado a formalização em 2008, e e entrara em vigor quando o tratado for ratificado por pelo menos 9 integrantes do grupo.
Entrada da Venezuela e suspensão do Paraguai: O governo paraguaio, sempre se opôs à entrada dos venezuelanos no bloco, principalmente em função das divergências políticas. No entanto, o então presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi alvo de uma espécie de “Golpe Branco”, quando em apenas dois dias o congresso paraguaio destituiu-o de seu cargo através de um controverso e mal explicado processo de impeachment. Isso gerou uma ma repercussão, principalmente por que as acusações contra o presidente feriam a constituição do MERCOSUL provocando assim a suspensão do Paraguai. No ano de 2006 a Venezuela já tinha pedido para entrar no grupo, sem sucesso por causa da oposição paraguaia, mas agora sem poder de voto nada impedia a Venezuela que foi efetivada membro oficial do MERCOSUL. Visto que a Venezuela que os venezuelanos estão entre os maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo, aumentou o potencial energético do grupo
Neoliberalismo: um conjunto de idéias políticas e

Relacionados

  • aços
    21949 palavras | 88 páginas
  • Farmacologia
    79205 palavras | 317 páginas